A Importância da Pesquisa Salarial e seu passo a passo

A pesquisa salarial é uma ferramenta imprescindível que busca verificar o comportamento do mercado em prol da remuneração, auxiliando no alinhamento da empresa com o mercado, esta ferramenta serve como referência para a Empresa verificar se os seus salários e outras verbas estão acompanhado a curva de mercado ou se precisam de ajustes.

A Pesquisa Salarial é importante pois apoia a definição das estratégias de remuneração, principalmente para os cargos mais relevantes das empresas, buscando competitividade diante do mercado. 

Segundo Paschoal (2007), a pesquisa salarial além de verificar a posição geral da organização em face do mercado, isto, é da sua estrutura salarial em face ao mercado, frequentemente há a necessidade de se levantar informações especificamente sobre determinado cargo ou grupo de cargos, tendo em vista a dificuldade de contratação ou de retenção de mão-de-obra qualificada.

A retenção de talentos, bem como a atração de novos talentos tem no salário um dos pontos decisivos para o sucesso desse propósito e logicamente não podemos abrir mão de periodicamente “visitar” o mercado e observar como anda a remuneração nos diversos ramos empresariais.

Como todo o processo de remuneração, existem etapas a serem seguidas para que os mesmos tenham sucesso, vamos aqui informar quais são as etapas primordiais no processo de pesquisa salarial.

Segue passo a passo:

  1. Seleção dos cargos chaves participantes da pesquisa salarial.
  2. Criação de um painel de empresas participantes.
  3. Contatos com as organizações para fazer o convite.
  4. Elaboração dos formulários de coleta de dados (caderno de coleta).
  5. Envio dos formulários às organizações (caderno de coleta e descrições de cargo).
  6. Análise dos dados coletados.
  7. Tabulação dos dados.
  8. Elaboração dos relatórios gerenciais com os resultados.
  9. Informações ao comitê, através dos relatórios gerenciais.
  10. Fornecimento dos resultados aos participantes.

Antes mesmo de irmos para “campo” iniciarmos a pesquisa salarial, é importante definirmos quais serão os cargos chaves participantes da pesquisa salarial, os cargos chaves, são aqueles que representam a “espinha dorsal” da estrutura de cargos da empresa.

Em uma pesquisa salarial, não é possível, até por questões de demanda de tempo e boa vontade das empresas participantes, realizarmos pesquisa da totalidade dos cargos da Organização.

Um outro ponto importante é que dificilmente uma empresa participará de uma pesquisa se a mesma não achar que o intermediador da pesquisa é confiável, normalmente são as consultorias que ficam responsáveis pelas pesquisas salariais e a mesma tem a responsabilidade de resguardar o sigilo dos salários pesquisados.

Respeitado o sigilo das informações é necessário que se dê um motivo relevante para tamanho desprendimento pelas empresas participantes da pesquisa como por exemplo a garantia que a mesma receberá totalmente grátis a pesquisa tabulada, o que torna o convite bem atraente, pois pesquisas salariais são caras e a maioria das empresas tem interesse em verificar como anda a remuneração interna com relação ao mercado.

 

Compartilhar
Artigo anteriorFeedback – Como os outros te enxergam?
Próximo artigoComo Elaborar a Política Salarial de uma Empresa
André do Carmo
Diretor da RH Sênior Consultoria e Treinamento, Professor e Consultor de recursos humanos, administração e finanças, especialista em sistemas de recompensas como: cargos e salários, remuneração variável, benefícios e avaliação de desempenho. Atuou em grandes empresas com destaque para: PricewaterhouseCoopers, Coca-Cola e Banco Safra S/A, onde desenvolveu diversos projetos na área administrativa, financeira e de recursos humanos. Especialista em recursos humanos e administração estratégica, ministrou aulas em MBA de Gestão de Pessoas na Unigranrio e SENAC – FATEC, em disciplinas voltadas para cargos e salários e avaliação de desempenho.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here