A Importância da qualificação em EXCEL

Sejam em empresas públicas ou privadas, comércio, indústrias, consultorias, do ramo de petróleo ou até mesmo hospitalar, as planilhas de Excel aparecem de forma poderosa, suas funcionalidades garantem um trabalho mais rápido, qualificado e com pouquíssimas margens de erros, além de fazer valorizar a sua mão-de-obra.

A cada 10 anúncios de emprego, 10 pedem algum nível de Excel ao candidato, logicamente por se tratar de uma ferramenta que além de contar com diversos recursos que facilitam e melhoram a produtividade é um aplicativo barato para empresa e que responde com resultados de “gente grande”.
Apesar de toda situação supracitada, muitos profissionais ainda não são qualificados nestas planilhas, o que na maioria das vezes impedem aos mesmos conseguir vagas em empresas de diferentes portes, inclusive e principalmente nas multinacionais, onde estas planilhas são imprescindíveis.

Seguem alguns facilitadores que as empresas julgam importantíssimos e que o Excel atende totalmente:

– Grandes Bases de informações:
Antes uma planilha suportaria apenas 66 mil linhas de informações, hoje o Excel suporta cerca de 1 Milhão de linhas, o que atende com folga os anseios das organizações.

– Relatórios gerenciais:
Antes o Gestor de uma organização avaliava relatórios com planilhas gigantescas, o que dificultava uma melhor leitura e tomada de decisão, hoje o Excel oferece um recurso muito utilizado que chama-se tabela dinâmica onde o gestor pode visualizar apenas o que precisa naquele momento.

– Gráficos Dinâmicos:
Antes existiam gráficos confusos e limitados em recursos, hoje o Excel oferece gráficos dinâmicos que acompanham as necessidades do gestor, a medida que o mesmo faz a leitura dos relatórios gerenciais, os gráficos mudam os cenários.

– Pesquisas em larga escala:
Antes se fazia pesquisa em grandes bases através de filtros ou buscas limitadas, hoje o Excel permite que sejam criadas buscas customizadas através de funções de procura horizontais ou verticais ou uma combinação delas, além de permitir concatenar funções de procura com fórmulas em geral.

Dei apenas 4 motivos primordiais para as empresas suplicarem a presença de profissionais qualificados nesta ferramenta.

 

Joias Nativas
Compartilhar
Artigo anteriorTabela Salarial, a ferramenta de administração dos salários
Próximo artigoConfiança – A Credibilidade a serviço das Organizações
André do Carmo
Diretor da RH Sênior Consultoria e Treinamento, Professor e Consultor de recursos humanos, administração e finanças, especialista em sistemas de recompensas como: cargos e salários, remuneração variável, benefícios e avaliação de desempenho. Atuou em grandes empresas com destaque para: PricewaterhouseCoopers, Coca-Cola e Banco Safra S/A, onde desenvolveu diversos projetos na área administrativa, financeira e de recursos humanos. Especialista em recursos humanos e administração estratégica, ministrou aulas em MBA de Gestão de Pessoas na Unigranrio e SENAC – FATEC, em disciplinas voltadas para cargos e salários e avaliação de desempenho.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

*