A magia do Natal nos destinos turísticos nacionais

Crédito: Governo do Amazonas

O clima de Natal já toma conta de cidades por todo o Brasil. E, no quesito encantamento, destinos nacionais proporcionam programas ideais para viajantes que decidem botar o pé na estrada nesta época do ano. A sondagem do consumidor – intenção de viagem, do Ministério do Turismo, revela que mais de 80% dos brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses planejam ficar no próprio país. Se você é um deles ou quer fazer parte desse grupo, a Agência de Notícias do Turismo separou algumas opções.

Manaus (AM)

A cidade, porta de entrada das belezas da Amazônia e palco do encontro das águas dos rios Negro e Solimões, reserva uma programação especial. Os eventos se concentram no Centro Histórico, em frente ao Teatro Amazonas. Um dos pontos mais visitados da cidade, o teatro, que completa 120 anos em 31 de dezembro, abrigará concertos de Natal entre os dias 16 e 21 do mesmo mês.

Os espetáculos terão a participação da Orquestra Amazonas Filarmônica, do Coral, do Corpo de Dança e do Balé Folclórico do Amazonas, entre outros. Já o Centro Cultural Largo de São Sebastião abrigará uma árvore de 28 metros de altura e a Casa do Papai Noel que terá uma oficina de brinquedos.

São Luís (MA)

Governador Flávio Dino e prefeito Edivaldo Holanda Júnior na solenidade de início do Natal. Foto: Gilson Teixeira
Governador Flávio Dino e prefeito Edivaldo Holanda Júnior na solenidade de início do Natal. Foto: Gilson Teixeira

Uma programação repleta de shows e eventos culturais vai abrilhantar ainda mais os cenários típicos da capital, formados por praias e casarões históricos. De 1º a 22 de dezembro, shows de música e dança e peças teatrais serão realizados em pontos turísticos da cidade.

A agenda começa na próxima quarta-feira (1º), em frente ao Palácio dos Leões, com show pirotécnico e acendimento da iluminação natalina. Dois dias depois, a Praça da Lagoa da Jansen vai receber Papai Noel e um espetáculo de bonecos. A temporada natalina se encerrará com a tradicional Cantata na Igreja da Sé. A programação pode ser conferida no endereço http://bit.ly/2g9VrQV.

Gramado (RS)

Natal Luz de Gramado. Foto: Beto Garavello
Natal Luz de Gramado. Foto: Beto Garavello

Shows, peças de teatro, desfiles e paradas compõem o Natal Luz de Gramado, uma das maiores festas mundiais do gênero, que começou em 28 de outubro e segue até 15 de janeiro. No evento, que chega a sua 31ª edição, centenas de bailarinos, cantores, músicos e atores se apresentam em várias atrações e transformam Gramado numa cidade mágica.

O município da Serra Gaúcha, distante 125 quilômetros de Porto Alegre e com forte influência alemã e italiana, reúne características que conferem um charme único à região. Um dos pontos altos é o Grande Desfile de Natal, composto por um show de som, luz, alegorias, patinadores e acrobatas.

Canela (RS)

Crédito: Sérgio Azevedo
Crédito: Sérgio Azevedo

A cidade, vizinha de Gramado, é palco do Sonho de Natal, que alia decoração e espetáculos de música e teatro. A 29ª edição do evento, de 26 de novembro a 8 de janeiro, se concentra na rua principal, em frente à Igreja da Matriz. Destaque para a Vila dos Sonhos, com a Casa do Papai Noel; o Auto de Natal, que retrata o Menino Jesus narrando passagens da Bíblia, e o Christmas in Concert, um show onde arranjos natalinos ganham ritmo de rock and roll.

Há ainda o Simplesmente Natal, também em frente à Igreja da Matriz. O espetáculo mistura música, dança, efeitos tecnológicos e luzes, com acrobacias aéreas a cerca de 45 metros de altura. O show termina com uma grande queima de fogos e Papai Noel e seus ajudantes descendo do alto da igreja.

Blumenau (SC)

Crédito: Eraldo Schnaider
Crédito: Eraldo Schnaider

Fortemente influenciada pela colonização alemã, a cidade é conhecida pela Oktoberfest, mas também fascina visitantes com o Magia de Natal. O evento ocorre na Vila Germânica, que de 11 de novembro a 30 de dezembro concentra desfiles temáticos, shows musicais e peças teatrais, além das tradicionais Casa do Papai Noel e Fábrica da Família Noel, entre outras atrações.

Aos sábados, na Rua XV de Novembro, são promovidas Cantatas de Natal com corais na escadaria na Catedral de São Paulo Apóstolo. Além disso, todas as noites ocorre a cerimônia de acendimento das luzes da Vila de Natal, quando Papai Noel faz uma caminhada até o Coreto Cultural.

Curitiba (PR)

Famosa por cartões postais como a Ópera de Arame e o Jardim Botânico, a capital paranaense é palco de uma das mais emblemáticas cenas de Natal no Brasil: o Coral do Palácio Avenida, no qual, há mais de 20 anos, 120 crianças executam à noite uma apresentação emocionante nas janelas do imponente prédio.

Crédito: Jaelson Lucas
Crédito: Jaelson Lucas

A cidade também oferece o Natal no Paço da Liberdade, um evento teatral emoldurado por um cenário de arquitetura histórica, que completou 100 anos em 2015. O visitante tem ainda como alternativas as feiras de Natal das praças Osório e Santos Andrade, no Centro, onde é possível comprar artesanato e experimentar pratos locais. Mais informações no site www.natalcuritiba.com.br.

Natal (RN)

25_11_16natalemnatal
Crédito: Marco Polo

A gigante Árvore de Mirassol, com 112 metros na zona sul da cidade, é um dos principais atrativos da capital que faz aniversário em 25 de dezembro. Conhecido destino de sol e praia, Natal oferece dois meses de celebrações culturais, com direito a Casa do Papai Noel, onde o Bom Velhinho recebe crianças.

A decoração da época pode ser vista por toda a cidade, que reúne ainda shows e espetáculos de rua, além de festivais de corais, dança, audiovisual e literatura. O visitante ainda pode aproveitar para experimentar a rica gastronomia local, à base principalmente de frutos do mar e carne de sol.

Ministério do Turismo

Joias Nativas

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here