‘A Tempestade’ de Shakespeare 400 anos depois

Foto divulgação

A adaptação para o cinema da última peça de Shakespeare será a atração do encerramento da temporada 2016 de Psicanálise & Cinema, da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ). A apresentação da versão de Julie Taymor para “A Tempestade”, seguida de debates, marca os quatro séculos da morte do maior gênio do teatro de todos os tempos. O filme será exibido no dia 18 de novembro, às 19h, na sede da SBPRJ, no Humaitá, Zona Sul do Rio, com entrada franca.

A adaptação de “The Tempest” para o cinema (2010) tem a curiosidade de transformar o personagem central da peça, o mago Próspero, em Próspera, interpretada pela atriz Helen Mirren na versão para as telas. O derradeiro texto escrito em 1611 por Shakespeare trata de injustiça, ressentimento e possibilidade de perdão – dentre outras inúmeras possíveis interpretações – em uma espécie de conto de fadas cheio de encantamento e de alegorias políticas, filosóficas e psicológicas.

Julie Taymor também é conhecida pelo filme sobre Frida Kahlo (“Frida”, de 2002) e pela realização para os palcos do musical “O Rei Leão”, assim como pela encenação da ópera de Stravinsky “Oedipus Rex”.

Após o filme, o debate será coordenado pelo psicanalista Luiz Fernando Gallego, coordenador do projeto Psicanálise & Cinema, com a participação da também psicanalista Sonia Eva Tucherman, ambos da SBPRJ. Informações e reservas pelos telefones 2537-1333 e 2537-1115 ou pelo e-mail sbprj@sbprj.org.br. A SBPRJ fica na Rua Davi Campista, 80. A entrada será mediante reserva e sujeita à lotação da sala. Classificação 14 anos.

SERVIÇO “A TEMPESTADE”

Direção: Julie Taymor

Data: 18 de novembro

Horário: 19h

Duração: 110 min

Classificação: 14 anos

Entrada grátis, sujeita à lotação da sala (64 lugares)

Informações e reservas: 2537-1333 e 2537-1115 – sbprj@sbprj.org.br

SBPRJ – Endereço: Rua Davi Campista, 80 – Humaitá

 

Deixe uma resposta