A volta da clochard

A volta da clochard
A volta da clochard

Tem uma peça que veio direto da década de 80, deu pinta nas passarelas da Semana de Moda em Paris – no final do ano passado –, e voltou repaginada em 2017 com uma pegada street style e, ao mesmo tempo, ladylike. Já sabe de qual peça estou falando? Sim! É da calça clochard. 

A peça – que costuma aparecer em alfaiataria, linho ou jeans, com a cintura alta e amarração nesta região – voltou com tudo! Ela deixa o look com uma pegada comfy (por ter um tamanho e caimento overzided) e sofisticada (por marcar a cintura e dar um ar  feminino e elegante ao visual). 

No desfile da Hermès, a trend apareceu em looks super chiques e também despojados. A estilista Stella McCartney também trouxe a clochard para o dia a dia e mostrou a cintura bem marcada por babados no cós da calça. Já na passarela de Isabel Marant, a peça surgiu no estilo cropped, na altura dos tornozelos, e mais alongada, com a barra mais larga. 

O bom dessa calça é que ela super democrática: transita bem tanto no trabalho quanto na balada. Identificar a peça não é tarefa difícil. Ela é bem parecida com as calças no formato “cenoura” – larga nos quadris e mais justinhas nas pernas – as chamadas carrot pants, mas chamam atenção pelo comprimento mais curto (em alguns modelos, possuem a barra virada, deixando os tornozelos à mostra). Sabe qual é a vantagem da clochard para as mais cheinhas? É que por ser mais larga na barriga, ela esconde aquelas gordurinhas indesejáveis. Além disso, ainda ajuda a marcar e simular a cintura em quem tem o corpo mais reto. Existem dois tipos de formato dessa calça: uma com a perna mais afunilada e outra mais reta. Quem quer menos volume nos quadris deve optar pelas pernas mais retas.

Mas como criar um look chique e leve com essa calça? Simples. Com uma camisa soltinha (ou em seda) – acompanhada por um scarpin alto – você consegue um visual sofisticado, inclusive para trabalhar. O toque feminino fica por conta da faixa na cintura (na mesma cor e tecido que o resto da calça) para dar um laço na lateral. Você também pode usá-la com casaco mais pesado ou trench coat conferindo um mood mais contemporâneo e elegante à produção. Em alfaiataria, a peça pode ser usada no trabalho ou à noite, variando o tecido, que pode ser o linho ou o nosso queridinho jeans.

Para uma produção mais relax, aposte na camisa jeans, t-shirt ou numa blusa estampada. A barra dobrada da calça + tênis ou rasteiras deixa o look despojado, apesar do modelo da calça ser mais clássico.  Se você faz a linha street style, pode combinar a calça clochard com o mocassim + camiseta branca. Fica super estiloso!

The 80s are back! Chegou a hora de tirar a calça clochard do armário!

Confira alguns looks e inspire-se!

Joias Nativas

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

*