Após gravações lançadas no Japão, pianista e compositor Fábio Caramuru realiza concertos gratuitos no Rio

Foto divulgação

 O projeto EcoMúsicaRio consiste na realização de 3 concertos gratuitos, nos quais o pianista e compositor Fábio Caramuru(foto) irá se apresentar acompanhado por um coro de alunos da Escola Estadual Mauricio Azedo. Os concertos são interativos, com projeções de imagens da natureza e uso de sons da fauna brasileira, lançando foco sobre a temática da preservação ambiental. O projeto pretende estabelecer interações inovadoras entre a música e a natureza,tendo o Rio de Janeiro como protagonista.

 O concerto intitulado EcoMúsica – Conversas de um Piano com a Fauna Brasileira será realizadono dia 25 de agosto, no Forte Duque de Caxias, no Leme; dia 13 de setembro, no Teatro I do CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil, na Rua Primeiro de Março, e no dia 15 de setembro, no CCJF – Centro Cultural Justiça Federal, na Cinelândia. As apresentações no CCBB e no CCJF fazem parte da programação artística Música no Museu, considerada a maior série de música clássica do Brasil.

 O EcoMúsica Rio foi beneficiado pela Lei do ISS da Prefeitura do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, tendo como incentivador a Libra Terminais Rio. Todas as atividades são gratuitas. O EcoMúsica Rio é uma parceria entre a Echo Promoções Artísticas e a Kommitment Produções.

Programa em todos os concertos:

Lançamento/Projeção do videoclipe Tico-tico

Bem-te-vi

Quero-quero

Uirapuru

Grilo

Sapo cururu

Anu branco

Projeção do videoclipe Cigarra

Tangará

Araponga

Cigarra

Sabiá

Tico-tico

 Fábio Caramuru

Desde 2009, o pianista e compositor Fábio Caramuru desenvolveatividades para abordar a temática da preservação ambiental de uma forma impactante. Os primeiros concertos do projeto EcoMúsicaforam apresentados em abril de 2013, no Memorial da América Latina, em São Paulo, abordando os sons e imagens dos cenários naturais da mata atlântica do litoral paulista. Em 2015, foi lançado o CD “EcoMúsica | Conversas de um piano com a fauna brasileira”, já em sua terceira tiragem (a segunda, bilíngue, foi encomendada pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro, e a terceira, pelo selo japonês Flau), trazendo um registro sonoro inovador, no qual o pianista apresenta um diálogo entre o piano e os sons de aves, insetos e um anfíbio, obtidos na Fonoteca Neotropical Jacques Vielliard (FNJV), da Unicamp. Em abril de 2016, o vídeoclipe “Cigarra”, https://www.youtube.com/watch?v=JzjcTxuYJYU gravado no interior do Estado de São Paulo, foi lançado com muito sucesso em um concerto realizado na Sala São Paulo no dia 10 de abril de 2016 e também nas redes sociais.

 EcoMúsica

 A ideia para o concerto EcoMúsicasurgiu depois de uma pesquisa na Fonoteca Neotropical Jacques Vielliard, na Unicamp, na qual Fábio selecionou alguns registros de sons de animais sobre os quais trabalhou para a criação de 14 temas musicais, que originaram o CD Ecomúsica  – Conversas de um Piano com a Fauna Brasileira, lançado em 2015. 

Echo Promoções Artísticas

A Echo Promoções Artísticas foi criada em 1988 pelo pianista Fábio Caramuru, atual diretor. A empresa se destaca no mercado pela idealização e realização de importantes projetos de natureza cultural, nos mais variados segmentos, no Brasil e no exterior. Atualmente, a Echo desenvolve projetos incentivados (Lei Rouanet e ProAC), eventos corporativos e iniciativas patrocinadas por empresas estatais.

www.echobr.com.br

Kommitment Produções

A Kommitment Produções Artísticas desenvolve projetos de amplitude nacional que privilegiam a música, o teatro e a dança há sete anos. Na bagagem de realizações estão festivais, turnês e programas de cunho sócio educativo realizados em parceria com empresas consolidadas no desenvolvimento de metodologias educacionais para o público infanto-juvenil. Dentre os projetos já consolidados estão o FestivalMúsica na Estrada (região norte e centro-oeste), que caminha para sua 7ª edição em 2017, e o Circuito Cultural da Cidadania que chega a sua 3ª edição neste ano na região sudeste.

www.kommitment.com.br

 Música no Museu

Música no Museu, iniciado em 1997,tornou-se a maior Série de música clássica do Brasil, reconhecido pelo RankBrasil, a versão brasileira do Guinness Book.  Seus números são impressionantes chegando a fazer mais de 500 concertos por ano, de norte a sul do Brasil,ocupando cerca de 2.500 músicos/ano, além de uma vertente internacional, desde 2006 em cidades de Portugal, Espanha, França,  USA (inclusive no Carnegie Hall em Nova Iorque),Republica Tcheca, Marrocos, India, Itália, Alemanha, Austria, Chile, Argentina, Vietnam  e Australia, levando músicos e a musica brasileira para o exterior. Para maiores informações, veja o site do projeto: www.musicanomuseu.com.br.

 Dupla Escola

A Escola Estadual Mauricio Azedo, localizada no Caju, faz parte do Programa Dupla Escola da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro. O Programa Dupla Escola tem como objetivo transformar a unidade escolar convencional em um espaço de oportunidade para o aluno, onde ele entenda que o investimento nos estudos é importante para o seu futuro. Dupla Escola significa duas vezes escola: jornada dupla. E, para manter um adolescente na escola em tempo integral, é importante que o espaço seja atrativo. Assim, é necessário que a política de educação entenda o que o jovem quer e atenda aos seus anseios. Algumas das unidades que ofertam cursos de formação profissional contam com parceiros da iniciativa privada, como é o caso do Grupo Libra.

http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=1149929

ECOMÚSICA RIO 2017

Site – www.fabiocaramuru.com.br

Facebook – /fabio.caramuru

Instagram – @fabiocaramuruoficial

25 DE AGOSTO – SEXTA-FEIRA – 20H

Forte Duque de Caxias (Auditório do Forte Duque de Caxias)

Auditório Prof. Raul Jobim Bitencourt

Local: Praça Almirante Júlio de Noronha, s/nº – Leme, Rio de Janeiro

Tel.: (21) 3223-5076

Capacidade: 290 lugares

Entrada Gratuita | Classificação: Livre

Distribuição de senhas: 1 hora antes (sujeita à lotação)

Pianista: Fábio Caramuru

Obs: Não é permitida a entrada de pessoas de chinelo, roupa de banho, short, saia e/ou vestido curto (10cm, ou mais, acima do joelho) e roupa com a barriga de fora ou transparente.

 13 DE SETEMBRO – QUARTA-FEIRA – 12H30

CCBB – Centro Cultural do Banco do Brasil

Rua 1º. de Março 66 – TEATRO I – Centro

Tel.: (21) 3808-2020

 Capacidade: 182 lugares

Entrada Gratuita | Classificação: Livre

Distribuição de senhas: 1 hora antes (sujeita à lotação)

Pianista: Fábio Caramuru

 15 DE SETEMBRO – SEXTA-FEIRA – 15H

CCJF–Centro Cultural Justiça Federal

Avenida Rio Branco, 241 – Centro

Tel.: (21) 3261-2550

Capacidade: 141 lugares

Entrada Gratuita | Classificação: Livre

Distribuição de senhas: 1 hora antes (sujeita à lotação)

Pianista: Fábio Caramuru

 

Joias Nativas

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

*