Auditores-Fiscais do Trabalho de todo o país reúnem-se no Rio de Janeiro

De segunda a quarta-feira, Auditores-Fiscais do Trabalho de todo o país, autoridades e especialistas em questões trabalhistas estarão reunidos no Rio de Janeiro, para participar do 34º Encontro Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho – Enafit. O evento técnico, composto por conferências, painéis, palestras e debates tem como tema “Trabalho Digno e seguro: compromisso da Auditoria-Fiscal do Trabalho” e será realizado no Hotel Windsor Atlântica, em Copacabana. A abertura oficial do Enafit terá uma sessão solene, no Clube Monte Líbano, na Lagoa, na noite de domingo, dia 06/11. O evento é uma realização do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho – Sinait.

A programação do 34 º Enafit vai tratar de temas relevantes para a categoria e para a defesa dos trabalhadores brasileiros. No primeiro dia, os trabalhos serão em torno de questões relacionadas aos direitos humanos. A programação do segundo dia é marcada pela realização da VIII Jornada Iberoamericana de Inspeção do Trabalho, fruto de um intercâmbio com a Organização Internacional do Trabalho – OIT.

Destaques da programação

A conferência de abertura na segunda, dia 7, será apresentada pelo juiz Roberto de Figueiredo Caldas, presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos, que vai falar sobre a “Aplicação e interpretação da Convenção Americana de Direitos Humanos”. Na tarde de segunda-feira, será realizado um painel especial com o tema “Trabalho Digno e Seguro: uma questão de direitos humanos”, do qual participarão o presidente do Sinait, Carlos Silva; o senador Paulo Paim (PT/RS), que é presidetne da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado – CDH; Germano Silveira de Siqueira, presidente da Associação Nacional dos Juízes do Trabalho – Anamatra e Ângelo Fabiano Farias da Costa, presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho – ANPT.

No segundo dia do Enafit, a programação começa cedo, às 8h30, com o painel “Trabalho escravo e Trabalho infantil: terrorismo social”, tema que será abordado pelo padre Ricado Rezende, professor da UFRJ e integrante do Movimento Humanos Direitos – MHD e pelas Auditoras-Fiscais do Trabalho Márcia Albernaz de Miranda e Marinalva Dantas, recém nomeada para o cargo de chefe da Divisão de Fiscalização do Trabalho Infantil do Ministério do Trabalho.

Ainda no dia 8, à tarde, será realizada a VIII Jornada Iberoamericana de Inspeção do Trabalho, com a participação de representantes da OIT, do Sindicato dos Inspetores do Trabalho da Espanha, do diretor de relações internacionais do Sinait e do presidente da Confederação Iberoamericana de Inspeção do Trabalho. Eles vão tratar da “Migração de trabalhadores e a Inspeção do Trabalho: panorama nos países do Mercosul e na Espanha”. Encerrando o segundo dia de trabalhos técnicos, os participantes do 34º Enafit debaterão sobre “Acidentes de trabalho graves e fatais: a terceirização é a principal responsável”.

No terceiro e último dia do encontro, as atribuições do Auditor-Fiscal do Trabalho estarão no centro das discussões. Haverá uma sessão solene de encerramento e a indicação de onde será realizada a 35ª edição do Enafit, em 2017.

Programação Cultural

O 34º Enafit vai muito além dos trabalhos técnicos e discussões sobre temas trabalhistas. Para garantir que haja maior integração entre os participantes do evento, o comitê organizador do encontro preparou uma programação cultural que vai agradar a todos – as Enoites. Na abertura do evento, na noite de domingo, dia 6, no Clube Monte Líbano, a banda Anjos da Noite vão animar o jantar dos enafitianos. Na segunda, dia 7, a partir das 21h, será realizada a Star Night, no Clube da Aeronáutica, quando os Auditores-Fiscais do Trabalho poderão mostrar seus talentos cantando ou dançando. E para encerrar a série de noites festivas na Cidade Maravilhosa, nada melhor do que uma confraternização na Quadra da Escola de Samba Unidos de Vila Isabel, com a presença de parte da bateria original da escola.

Confira a programação completa em http://www.enafit.com.br/?r=site/programacao

Serviço:

34º Encontro Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho – Enafit

Tema: Trabalho Digno e Seguro: Compromisso da Auditoria

Rio de Janeiro, de 7 a 9 de novembro de 2016

Hotel Windsor Atlântica – Copacabana

Deixe uma resposta