Balsas com os fogos do Réveillon de Copacabana são vistoriadas

Foto: Tomaz Silva/Arquivo Agência Brasil

As balsas oceânicas usadas na queima de fogos do Réveillon de Copacabana foram vistoriadas, nesta quinta-feira (29), por representantes da Prefeitura do Rio, Capitania dos Portos, Corpo de Bombeiros e Coordenadoria de Fiscalização de Armas e Explosivos (Cfae) da Polícia Civil.  Todas atenderam aos requisitos de segurança e estão liberadas para a tradicional queima de fogos na virada do ano. O show pirotécnico começará no primeiro segundo de 2017 e terá 12 minutos de duração, em sincronia com a trilha sonora que terá um pout pourri de músicas.

A queima de artifícios terá 18 toneladas de fogos e 21 mil bombas para proporcionar um espetáculo com efeitos inéditos e multicoloridos, destacando as cores verde e amarelo, lilás, rosa, dourado e branco. Fogos em formato de coração, margaridas, palmeiras, crisântemos e carinhas felizes (em alusão aos emoticons) vão enfeitar o céu de Copacabana e serão de fácil identificação para o público. Por meio de um processo computadorizado, o detonamento vai acionar o estopim de todas as balsas, ao mesmo tempo, a partir de uma base de comando na Avenida Atlântica.  

Ao todo foram vistoriadas 19 balsas, as 11 de Copacabana e outras três que ficarão fundeadas na Praia do Flamengo.  As cinco restantes vão participar da queima de fogos em Niterói. O trabalho de instalação está previsto para terminar ao meio-dia desta sexta (30).

Na madrugada deste sábado (31), as balsas serão transportadas por oito rebocadores e sob a proteção de seis lanchas de segurança até Copacabana, onde ficarão posicionadas para a festa da virada.  As embarcações estarão localizadas a 500 metros de distância da praia.

A expectativa da Riotur indica que a cidade receberá 865 mil turistas durante o período do réveillon, movimentando a economia com US$ 691 milhões. O levantamento da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (ABIH/RJ) aponta ocupação hoteleira nos bairros de Copacabana e Leme em torno de 83%, número que poderá crescer com a procura de última hora. 

Joias Nativas

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here