Brasil de Tuhu lança CD em evento, na Cidade das Artes, para toda a família

Foto: Carol Kappaun

O Brasil de Tuhu preparou uma programação especial e gratuita para encerrar a Semana das Crianças na Cidade das Artes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Voltado para toda a família, o evento, que acontece no dia 15 de outubro, contará com o concerto de lançamento do CD Brasil de Tuhu – Volume 1, Brincadeiras Musicais com Bebel Nicioli, Brinquedos Temáticos, além da apresentação do novo jogo do aplicativo Tuhu Musical.

A diversão começa às 15h com Brincadeiras Musicais voltadas para a primeira infância. Haverá atividades recheadas de elementos cênicos, histórias e interações com instrumentos desenvolvidas por Bebel Nicioli (Brincadeiras Musicais e Farra dos Brinquedos), na sala de leitura. Ao mesmo tempo, num outro ambiente, serão criados brinquedos com a temática musical e baseados no Guia “Brincando de Música com Tuhu” para que o público possa se divertir de forma lúdica e educativa.

Já às 16h, o Quarteto Radamés Gnattali sobe ao palco para apresentar músicas do CD e outras cantigas do Guia Prático de Villa Lobos — conjunto de cantigas populares rearranjadas pelo maestro nos anos 30 —, que fazem parte do repertório dos Concertos Didáticos promovidos pelo Brasil de Tuhu em escolas do país. As senhas para assistir ao concerto começarão a ser distribuídas na Cidade das Artes às 15h.

O espetáculo contará com participação especial de Nicolas Krassik, Maria Teresa Madeira e Leandro Braga, que estão entre os convidados na gravação do disco. O CD Brasil de Tuhu – Volume 1, que poderá ser adquirido no local, conta com diversas outras participações especiais, como Zeca Pagodinho interpretando a cantiga “Nesta Rua”, Joyce Moreno cantando “Senhora Viúva”, Elba Ramalho em “Que lindos olhos” e “Você diz que sabe tudo”, e ainda os instrumentistas Marcelo Caldi e Mauro Senise.

Ao longo de toda a programação do evento, serão disponibilizados totens com computadores e fones de ouvido para que o público possa navegar pelo site do Brasil de Tuhu e conhecer todos os conteúdos online do projeto, como a Revista, a Rádio e as Videoaulas. Além disso, haverá tablets para a criançada se divertir com o Tuhu Musical, aplicativo de jogos educativos de música.

Sobre o Brasil de Tuhu

Impulsionado pela Lei Federal nº 11.769/2008, que inclui a música na grade curricular das escolas, o Brasil de Tuhu realiza desde 2009 diversas ações gratuitas voltadas para a ampliação da educação musical no Brasil – incluindo concertos em escolas públicas de todo o país, oficinas de musicalização e uma série de conteúdos digitais sobre música e educação, reunidos no site www.brasildetuhu.com.br. Com os concertos didáticos, o programa já percorreu mais de 140 escolas públicas de 36 municípios de 17 estados do país, levando a música para mais de 15 mil jovens.

A inspiração para as ações do programa surgiu a partir do “Guia Prático”, de Heitor Villa-Lobos. Trata-se de uma coletânea de cantigas de roda rearranjadas pelo maestro e compositor brasileiro nos anos 30, resultado de sua incursão pelo país em busca dos elementos formadores de nossa cultura. “Tuhu” era o apelido de infância do maestro, e por isso foi escolhido para compor o nome do projeto. O Brasil de Tuhu é uma realização da Baluarte Cultura, ao lado do Quarteto Radamés Gnattali, e conta com patrocínio da Wilson Sons via Lei Rouanet.

Sobre a Baluarte

Idealizadora do programa Brasil de Tuhu, a Baluarte Cultura tem como missão viabilizar ações culturais criativas e transformadoras, especialmente iniciativas que buscam a convergência entre a cultura e educação. Sediada no Rio de Janeiro, a empresa é especializada em consultoria, gestão e capacitação cultural. A expertise em leis de incentivo, idealização e gestão de projetos e assessoria para investimentos em cultura resultaram, nos dez anos de atuação da empresa, em mais de 70 projetos realizados no Brasil e exterior.

Sobre o Quarteto Radamés Gnattali

Vencedor dos prêmios Rumos Itaú 2007 e XIII Prêmio Carlos Gomes como melhor conjunto de câmara do Brasil em 2009, indicado para o Grammy Latino 2012, Prêmio da Música Brasileira 2013 e Prêmio de Cultura do Governo do Rio de Janeiro 2012-2013, o Quarteto Radamés Gnattali despontou como o primeiro no mundo a gravar em DVD e BluRay os 17 Quartetos de Cordas do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos. Formado por Carla Rincón (violino), Andréia Carizzi (violino), Marco Catto (viola) e Hugo Pilger (violoncelo), o Quarteto tem um repertório basicamente dedicado à música brasileira e possui em sua trajetória participação nos principais festivais e eventos de música câmara, como a Bienal da Funarte, MIMO, Festival Villa-Lobos e Festival Internacional de Campos do Jordão.

Sobre a Wilson Sons

Uma das maiores operadoras de serviços portuários, marítimos e logísticos do Brasil, a Wilson Sons iniciou suas atividades em 1837, em Salvador, Bahia. Nesses mais de 175 anos de existência, a companhia se estabeleceu pela gestão de seus negócios nos segmentos de terminais portuários, rebocagem portuária e oceânica, apoio marítimo a operações offshore, logística, agenciamento marítimo e indústria naval.

Serviço:

Lançamento do CD Brasil de Tuhu – Volume 1

Dia 15 de outubro, sábado, das 15h às 18h

Local: Cidade das Artes (Av. das Américas, 5300, 2º andar – Barra da Tijuca)

Brincadeiras Musicais com Bebel Nicioli

Horário: 15h às 15h30

Local: Sala de Leitura, na Cidade das Artes

A atividade é voltada para crianças de 2 a 6 anos, com lotação máxima de 25 crianças.

Inscrições: saladeleitura@cidadedasartes.org ou por telefone (21) 3325 0448

Concerto musical de lançamento do CD Brasil de Tuhu – Volume 1

Horário: 16h às 17h

Senhas serão distribuídas no local, a partir das 15h

Local: Teatro de Câmara, na Cidade das Artes

 

Joias Nativas

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here