China apreende drone usado pela Marinha dos EUA

Um navio militar chinês apreendeu um drone utilizado pela Marinha dos Estados Unidos para monitorar águas internacionais no Mar do Sul da China. A aeronave estava a menos de um quilômetro da embarcação oceanográfica USNS Bowditch, cuja tripulação é quase toda formada por civis.

A equipe entrou em contato com o navio militar chinês para pedir a restituição do drone, garantindo que ele não contém dados confidenciais. No entanto, a embarcação de Pequim se afastou sem devolver o aparelho.

O incidente ocorreu na última quinta-feira (15), e as autoridades norte-americanas já acionaram todos os canais disponíveis para reaver o drone.

Nos últimos dias, tem aumentado a tensão entre China e Estados Unidos por conta da expectativa de uma política agressiva por parte do republicano Donald Trump contra o gigante asiático. Antes mesmo de assumir a Casa Branca, o presidente eleito já falou por telefone com a líder de Taiwan, Tsai Ing-wen, e abriu uma crise diplomática com a China, que considera a ilha como uma parte “rebelde” de seu território.

Além disso, Trump já deu indícios de que pretende abrir uma guerra comercial contra o país, a quem acusa de roubar empregos dos Estados Unidos.

ANSA

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here