Cia. Livre Acesso apresenta ‘Lembranças de um Lambe-lambe’ no Teatro Municipal Gonzaguinha

Foto divulgação

A Cia Livre Acesso apresenta “Lembranças de um Lambe-lambe”, nos dias 26 de novembro e 3 de dezembro, às 16h, no Teatro Municipal Gonzaguinha. Em cena 13 atores, dos quais 10 com deficiências – autismo, paralisia cerebral e síndromes diversas. Os espetáculos da Cia. Livre Acesso resultam de oficinas de teatro e dança para jovens e adultos desenvolvidas regularmente na Escola Livre de Artes do Circo Voador, no Rio de Janeiro, com o objetivo de apresentar a capacidade artística de pessoas com limitações físicas, sensoriais e mentais.

“Acreditamos que indivíduos, entidades educacionais e instituições terapêuticas devam se unir para o desenvolvimento de uma sociedade melhor para todos e só poderemos alcançar este objetivo se todos os cidadãos, com suas peculiaridades, puderem estar verdadeiramente incluídos”, comenta Helena Tojal para explicar a proposta da companhia, criada há 11 anos. Ela acrescenta que a pessoa com deficiência precisa ser desafiada a parar de “representar” o papel de deficiente, construído a partir de ideias estereotipadas e preconceituosas, e lançar-se sem medo na vida, explorando suas potencialidades, vivendo todos os papéis desejados por seus sonhos.

“Através da liberação de sua expressão, a partir dos jogos teatrais e da representação de seus vários personagens internos, o indivíduo consegue a liberdade de encontrar consigo próprio, com seu mundo interior e dialogar com ele. O teatro rompe barreiras, destrói modelos, dá oportunidade de nos recriarmos a cada momento”, ensina Helena Tojal.

O espetáculo “Lembranças de um Lambe-lambe” inicia-se com a volta de João, um velho fotógrafo aposentado, à praça em que trabalhou. Ele recorda dos jovens que viu crescer, os outros profissionais que trabalhavam, circulavam e habitavam na praça, como o jornaleiro, a Baiana do Acarajé, os moradores de rua, a florista, a catadora de papel o sapateiro, os pescadores que contavam suas mentiras, a catadora de papel (uma homenagem a Carolina Maria de Jesus), o guarda-noturno, a modista (uma homenagem a Zuzu Angel), a rendeira de bilros… O elenco se reveza dando vida aos personagens das lembranças de João. A última recordação de João é o carnaval, quando todo o elenco retorna, como pierrôs e pierretes, cantando o clássico carnavalesco ‘Pierrô Apaixonado”

Ficha técnica:

Texto: Helena Tojal e Graça Coêlho

Direção: Helena Tojal

Assistentes de direção: Stefânio Vieira e Carol Bahia

Preparação corporal: Stefânio Vieira

Operador de som: Well Santos

Cenário e seleção musical: Cia. Livre Acesso

Figurinos : Cia. Livre Acesso

Adereços: Graça Coêlho

Fotografias (flyer e cenário): Rodrigo Menezes

Produção gráfica: Rarine Maira

Produção executiva: Graça Coêlho

Elenco:

Atores convidados: Álexis Diogo, como Lambe-lambe; Stefânio Vieira e Áurea Santos

Alunos/atores (em ordem alfabética): Alexandrão, Carol Bahia, Fábio Figueiredo, Juliana Lima, Leandro Mendonça, Luciana Alves, Rachel Canella, Samantha Medeiros, Tânia Cristina,Thatiana Marti

Classificação etária: Livre

Datas: 26 de novembro e 3 de dezembro

Horário: 16 horas

Preço: R$ 30,00 ( inteira) R$ 15,00 (meia e lista amiga)

Capacidade do teatro: 98 lugares

Deixe uma resposta