Clubes mexicanos devem confirmar ausência da Libertadores nos próximos dias

A Liga MX, que reúne os clubes mexicanos e organiza o campeonato local, vai anunciar nos próximos dias que nenhum de seus clubes vai participar da próxima edição da Taça Libertadores, como normalmente fazem. Os principais clubes do país já dão como certa essa ausência depois de terem sido comunidades pela liga, que ainda vai realizar o pronunciamento oficial.

Está fechada esta janela, mas esperamos abrir outras. Tomara seja o menos prejudicial para o futebol mexicano”, disse o presidente do Pachuca, Jesús Martínez Patiño, em entrevista reproduzida pelo site Ovaciones. “Vamos nos despedir da Libertadores. Creio que Enrique (Bonilla, presidente da Liga MX) anunciará isso oficialmente. É o que se vê das votações e (a decisão) foi para apoiar o calendário da nossa liga”, completou.

Os clubes mexicanos disputam a Libertadores desde 1998 e nunca conquistaram nenhum título do torneio. No entanto, em três oportunidades foram finalistas: Cruz Azul (2001), Chivas (2010) e Tigres (2015). Por regra da competição, o jogo decisivo não pode acontecer no México, que não é um país da América do Sul e além disso os mexicanos também não podem se classificar para o Mundial de Clubes em caso de conquista da Libertadores.

Sem os mexicanos na competição, a Conmebol ainda vai anunciar como vai distribuir as três vagas que os clubes do México tinham direito. Não está descartada a possibilidade de o futebol brasileiro ganhar mais uma.

Deixe uma resposta