Coluna de moda

Olá! Sou Sila Monteiro (@sila_monteiro), jornalista, pós-graduada em Marketing, produtora de moda e consultora de imagem e estilo. Além da moda, também sou apaixonada por acessórios e confecciono colares e brincos de corda e resina. Fui convidada para escrever sobre curiosidades, tendências, moda, beleza e estilo na coluna de moda do portal Manchete Online. É um prazer estar com vocês semanalmente!

Atire a primeira pedra quem nunca ficou louca, a cada manhã, diante de tantos cabides sem ter absolutamente nada para vestir. Se isto te parece familiar, você está no lugar certo – e não está sozinha! Sim! Estou aqui para te ajudar. 

A verdade é que temos a mania de comprar peças por impulso – ou elas estão em promoção ou ficam lindas no momento em que a provamos dentro da cabine na loja. E aí, ao chegar em casa, nos damos conta de que fizemos uma tremenda besteira e a peça fica lá, durante um bom tempo, encostada no armário. Mas fique tranquila. Aqui você vai aprender a se conhecer melhor, entender seu tipo físico, identificar modelagens (que te favorecem ou não) e cores que te “jogam para cima” (ou “para baixo”) de acordo com seu tom de pele e cabelo, além de ficar por dentro das tendências e looks que darão um up grade no seu visual.

Moda x Personalidade
Muitas pessoas classificam a moda como fútil, mas ela traduz, e muito, da nossa personalidade e revela, “de cara”, quem somos. Isto acontece no primeiro olhar e, até mesmo, num encontro amoroso, profissional ou familiar. É neste momento que você deveria se perguntar: “será que estou passando a imagem que quero, de quem realmente sou (para os outros e para mim)? A maneira como me apresento para o outro diz muito ao meu respeito? Do que eu mais gosto em mim?”.

E mais: ao pensar em você como uma marca, quais valores deseja passar? Como se posiciona e interage no ambiente em que vive? Onde vive? Qual seu estilo de vida? Qual o seu mood ? Você se veste para você ou para os outros? Feitos estes questionamentos é importante observar que para passar a imagem que deseja é essencial ter um guarda-roupa que reflita exatamente quem você é e identificar quais peças te valorizam. Parece uma tarefa difícil, mas é uma questão de treino. Acredite! 😉 

Também é necessário compreender porque algumas roupas funcionam e outras simplesmente “não te pertencem” (vá de retro!xô!). Além disso, selecionar cores, modelos e estilos que combinam com seu mood – e estilo – naquela dia, em determinado evento, por exemplo. Para isso, faça uma análise de como é a sua rotina, quais lugares você gosta de frequentar, se é mais caseira ou baladeira, se é solteira, casada, divorciada, se tem filhos (sim, porque passamos a fazer programas diferenciados quando nos tornamos mãe)… A partir daí, identifique no seu armário as melhores peças separando o que vale a pena manter e o que deve ser doado ou jogado fora. Sem medo de ser feliz!

Autoestima
Reflita comigo: se você se respeita no modo como se apresenta para outro, o outro também irá te respeitar. Concorda? E por mais que você pense que a moda é banal, uma coisa é certa: a roupa, por si só, “fala”. Então, uma pessoa bem-vestida inspira confiança, segurança. Ela pode até não ser tão segura assim, mas a roupa vai lá e dá aquele empurrãozinho que faltava para ela transmitir essa ideia. 

Sendo assim, conhecer o próprio corpo é fundamental para perder a vergonha de se vestir. Sinta orgulho de quem você é! Magrinha, gordinha, baixinha, alta demais, moderna, clássica, punk, ruiva, sardenta, black power… Você não precisa ser loira, alta e magérrima para estar segura e sensual. Pelo contrário. Ser você mesma é in-crí-vel!

Não sou sua fada madrinha, mas pretendo te ajudar a descobrir o seu estilo pessoal e transformar o seu guarda-roupa para que você possa caminhar com segurança e construir a sua própria história. 

Está preparada para conhecer alguns truques de styling? Então, “bora” aprender a usar a moda a seu favor, destacar seus pontos fortes e ficar ainda mais poderosa do que você já é! 

Um abraço,
Sila Monteiro.
Instagram: @sila_monteiro
E-mail: silande@gmail.com

 

 

Joias Nativas

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here