Como Elaborar a Política Salarial de uma Empresa

A política salarial é o conjunto de critérios, regras e decisões organizacionais que envolvem as remunerações e benefícios concedidos aos colaboradores.

Para Chiavenato a política salarial é “o conjunto dos princípios e diretrizes que refletem a orientação e a filosofia da organização, no que tange aos assuntos de remuneração de seus empregados”.

Não é pouco comum ouvirmos que determinada ação salarial ou promoção não será possível por causa da política de remuneração da empresa, e é muito salutar que isso aconteça, pois é exatamente esse o objetivo de termos uma política salarial consistente que preveja situações voltadas a remuneração e a estruturação de cargos, permitindo uma administração profissional dessa estrutura, isso não quer dizer que a mesma política não poderá ser revista periodicamente, mas de maneira alguma deverá ser violada, mantendo assim a credibilidade do que ficou instituído e validado pelo comitê de tomada de decisão da empresa.

DIRETRIZES E CRITÉRIOS DE UMA POLÍTICA SALARIAL

De fato, para se praticar uma adequada administração de cargos e salários, é imprescindível que a organização defina as diretrizes e critérios sobre os diversos aspectos da questão, tais como sua posição no mercado, enquadramento dos empregados nos cargos, atribuição de salários, progressões etc.

As políticas salariais praticadas pelas organizações definem critérios e regras no que tange aos diversos aspectos que envolvem salários e cargos, conforme citamos a seguir:

  • O Sistema que será usado;
  • Os indicadores desse sistema;
  • As metas;
  • Ponto médio da faixa salarial;
  • Definições de percentuais de avanço por nível salarial;
  • Promoção horizontal ou progressão na faixa;
  • Promoção vertical;
  • Salários de contratação;
  • Enquadramentos salariais;
  • Política x dissídio.

 

A Política deve ser definida junto com o comitê de tomada de decisão da empresa, já que as pressões para tratamentos especiais, fora das regras, não costumam ser raros, logo a presença de um comitê sério com a participação do Diretor torna-se imprescindível neste caso.

Passo a Passo para a elaboração da Política Salarial:

  1. Elaborar uma pauta contendo as propostas básicas para discussão.
  2. Realizar discussões e consenso com o comitê para validação dos pontos básicos.
  3. Elaborar o instrumento de Política Salarial, com suas regras e critérios.
  4. Validar a Política Salarial junto a direção.
  5. Orientar e treinar aos gestores para a correta compreensão, disseminação e aplicação da Política.

Uma vez definida a Política Salarial, ela deve ser divulgada internamente, de preferência a todos os empregados, guardada as riquezas de detalhes para não causar interpretações equivocadas por parte dos colaboradores.

SISTEMA DE MERITOCRACIA
O sistema implantado em muitas políticas de grandes Organizações é o sistema de meritocracia, este sistema privilegia o colaborador que gera resultados para empresa, esse colaborador é avaliado por uma ferramenta capaz de mensurar e estabelecer regras e indicadores a serem avaliados de acordo com as metas estabelecidas da política salarial.

Compartilhar
Artigo anteriorA Importância da Pesquisa Salarial e seu passo a passo
Próximo artigoIncêndio atinge veículo no Centro do Rio
André do Carmo
Diretor da RH Sênior Consultoria e Treinamento, Professor e Consultor de recursos humanos, administração e finanças, especialista em sistemas de recompensas como: cargos e salários, remuneração variável, benefícios e avaliação de desempenho. Atuou em grandes empresas com destaque para: PricewaterhouseCoopers, Coca-Cola e Banco Safra S/A, onde desenvolveu diversos projetos na área administrativa, financeira e de recursos humanos. Especialista em recursos humanos e administração estratégica, ministrou aulas em MBA de Gestão de Pessoas na Unigranrio e SENAC – FATEC, em disciplinas voltadas para cargos e salários e avaliação de desempenho.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here