Cora e Adélia, receita de poesia em um dedo de prosa na Casa de Cultura Laura Alvim

Foto divulgação

Após passar por São Paulo, Juiz de Fora, Fortaleza, Brasília e Orlândia (SP) o espetáculo Cora e Adélia, Receita de Poesia Em Um Dedo de Prosa que estreou no Rio de Janeiro em 2014 volta à cidade de origem para uma temporada de um mês, em setembro, na Sala Rogério Cardoso da Casa de Cultura Laura Alvim. O espetáculo tem direção de Rafaela Amado, conta em seu elenco com as atrizes Sônia de Paula e Nica Bomfim.

As sessões, que contarão com intérprete de Libras, e da musicista Cecilia Beraba, acontecem às sextas e sábados às 20h e aos domingos às 19h, do dia 01 a 24 de setembro. Os ingressos serão disponibilizados para venda pelo site ingressorapido.com e na bilheteria do teatro.

Em cena, duas amigas, companheiras de vida, fazem um balanço de suas histórias ao se depararem com as obras das poetisas Cora Coralina e Adélia Prado. Lembram passagens românticas, comoventes, alegres e divertidas. O real encontro das obras se dá por meio dos textos: uma completa o pensamento da outra, com continuidade e trazendo respostas.

Cora Coralina, goiana, mulher simples, doceira de profissão, tendo vivido longe dos grandes centros urbanos, alheia a modismos literários, produziu uma obra poética rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro, em particular dos becos e ruas históricas de Goiás. Adélia Prado, mineira, reúne em sua prosa e em sua poesia temas recorrentes da vida de província, a moça que arruma a cozinha, a missa, um certo cheiro do mato, vizinhos, a gente de lá.

Ao promover o encontro de duas vidas similares, de mulheres à frente de seu tempo, o espetáculo também presta seu tributo às mulheres que superaram dificuldades e preconceitos para expor sua arte, mostrando ao mundo como observavam a vida que as rodeava.

Há quatro anos, Sônia de Paula e o produtor Marcelo Aouila realizam o projeto “Lê Pra Mim?”, voltado para crianças. Com Cora e Adélia, a proposta é estender o incentivo à leitura também para os adultos. “Vamos atingir um público que espera escutar, na voz de duas atrizes, com a entonação correta e movimentos estudados, os textos de duas grandes poetisas”, afirmam. Este é mais um projeto sócio-cultural de incentivo à leitura realizado pela produtora SOMAR IDEIAS.

Trajetórias

Sônia de Paula – Atriz e produtora teatral. Na TV, coleciona trabalhos como A Patota (quando estreou, em 1972), Estúpido Cupido, Chega Mais, Meus Filhos Minha Vida, Lua Cheia de Amor, Mulheres de Areia, Explode Coração, Beleza Pura, Caras e Bocas e A Indomada, além dos seriados Procurando Casseta e Planeta e Os Normais e do infantil Sítio do Picapau Amarelo.

No cinema, atuou em Embalos Alucinantes, A Noiva da Cidade, O Monstro Trapalhão, Índia – A Filha do Sol e As Meninas, entre outras produções. Há 20 anos vem se dedicado ao teatro infantil, atuando e produzindo montagens como O Casamento de Dona Baratinha, Barrinho o menino de barro e A Cigarra e a Formiga, entre outras. No teatro adulto, atuou em A Secretária do Presidente em 2009.

Nica Bomfim – Começou no teatro com Putz, A Menina Que Buscava O Sol (1979). Depois, atuou em Sandra Na Terra do Antes, A Fábrica dos Sonhos, Carnaval de Sereias e Ventos, entre outras produções. Na TV, estreou em 1988, com O Primo Basílio.

Também integrou o elenco de História de Amor, Anjo Mau, Suave Veneno, O Clone, Bang Bang, Eterna Magia, Escrito nas Estrelas e Amor Eterno Amor, além da série A Diarista e do humorístico Zorra Total. No cinema, esteve nos filmes Por Incrível Que Pareça Romance da Empregada, Luar Sobre Parador e Faca de Dois Gumes.

Rafaela Amado – Filha da atriz Camila Amado, começou no teatro, em cena, nos anos 1990. Depois passou à assistência de direção, onde construiu sua carreira durante 20 anos, tem montagens como As Mulheres de Grey Gardens e A Arte e A Maneira de Abordar Seu Chefe Para Pedir Um Aumento. Mais recentemente, passou à direção, co-assinando com Leonardo Neto O Bom Canário e dirigindo o musical Na Bagunça do Teu Coração. Também dirigiu o infantil A Peça do Gordinho, além de Edukators e Jardim Secreto.

Equipe técnica

Textos de Cora Coralina e Adélia Prado

Elenco: Sônia de Paula e Nica Bomfim

Compliação e Direção: Rafaela Amado

Direção Musical: Marcelo Alonso Neves

Texto abertura: Marcelo Aouila

Musicista: Cecília Beraba

Cenário: Ney Madeira

Figurino: Julieta Aouila

Iluminação: Luiz Paulo Nenen

Intérprete de LIBRAS: Simone Modesto

Fotos de divulgação: Giúlia Oliveira

Fotos de cena: Rogério Belório

Design gráfico: Essegaroto Aouila

Assessoria de Imprensa: Kassu Produções

Assistente de Produção: Lea Nassar

Produção Executiva: Marcelo Aouila

Idealização: Sônia de Paula

Realização: Somar Ideias

Serviço

CORA E ADÉLIA

RECEITA DE POESIA EM UM DEDO DE PROSA

Sarau Literário das obras de Cora Coralina e Adélia Prado.

Com Sônia de Paula e Nica Bomfim.

Direção, pesquisa e seleção dos poemas – Rafaela Amado.

Local: Casa de Cultura Laura Alvim – Sala Rogério Cardoso

Endereço: Av. Vieira Souto, 176 – Ipanema, RJ

Informações: (21) 2332-2016

Data: de 01 a 24 de setembro, sex e sáb 20h e dom 19h

Duração: 60 minutos

Ingressos: R$ 40,00 e R$ 20,00 (estudantes e idosos) – ingressorapido.com.br

Capacidade: 50 lugares

Acessibilidade: Intérprete de Libras todas os dias

 

Joias Nativas

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

*