Detran realiza atividades no Rock in Rio

Durante o festival, o departamento leva ações para pessoas com deficiência

O Detran-RJ estará no maior festival de rock do mundo. O departamento estadual será o parceiro da organização do Rock in Rio nas ações voltadas para pessoas com deficiência. O Detran conta com um estande de 30 m2 na Rock District,  aberto durante os dias do festival com informações para facilitar o acesso das pessoas com necessidades especiais.

O Rock in Rio 2017 será um modelo de festival acessível para todo o mundo, com inúmeras novidades para facilitar a locomoção de pessoas com deficiência.

– Vamos levantar a bandeira da integração com várias ações em todos os espaços. Queremos garantir a acessibilidade no espaço físico da cidade do rock com conforto e segurança – destacou Vinícius Farah, presidente do Detran-RJ.

Durante o festival, o Detran vai abrir inscrições gratuitas para o programa Cidadania Sobre Rodas. No estande, os interessados poderão se inscrever no curso para condutores deficientes físicos e auditivos interessados em obter a primeira habilitação.

Todas as pessoas que necessitem de um atendimento diferenciado por causa da necessidade especial permanente ou temporária terão um atendimento diferenciado: deficiente físicos e auditivos, gestantes, idosos etc.

Agentes de segurança vão reforçar policiamento

Equipes de segurança, mobilidade urbana e defesa civil reforçam, a partir de hoje, as ações durante os dias do Rock in Rio. Representantes da Secretaria de Segurança, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Municipal de Ordem Pública, Guarda Municipal, Centro de Operações Rio de Janeiro, Companhia de Engenharia de Tráfego e do Tribunal de Justiça, além de órgãos vinculados, se reuniram, periodicamente, nos últimos meses no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), para alinhar os planos operacionais entre os dias 15 e 17 de setembro e 21 a 24 de setembro.

O subsecretário de Comando e Controle, Rodrigo Alves, que coordenou os últimos encontros, reforçou a importância da integração para o megaevento, a exemplo do que foi feito na Copa do Mundo e nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O festival prevê a circulação de mais de 100 mil pessoas, por dia, na Cidade do Rock, na Barra da Tijuca.

– Desenvolver um plano conjunto está sendo essencial para que cada instituição saiba o planejamento das demais e otimize os recursos – destacou o subsecretário.

Duas unidades móveis do CICC estarão no interior da Cidade do Rock, de onde será feita a coordenação integrada da operação de segurança externa do evento. Os profissionais de segurança e mobilidade atuarão na área externa do Rock in Rio e em pontos estratégicos de grande concentração de público, como a estação Jardim Oceânico do Metrô e o Terminal Alvorada do BRT, ambos na Barra da Tijuca.

Uma projeção da 42ª DP (Recreio dos Bandeirantes) auxiliará o público em eventuais registros e flagrantes de delito. Equipes do Corpo de Bombeiros estarão de prontidão, com veículos de resgate e salvamento. Já a Polícia Federal mobilizou equipes de apoio operacional. A Polícia Rodoviária Federal dará assistência no cerco metropolitano, em atenção ao deslocamento de espectadores.

Joias Nativas

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

*