Dieta detox é uma moda ‘perigosa e ineficaz’, diz estudo

Com a promessa de eliminar peso, fortalecer os cabelos, unhas e digestão, e ainda estimular o sistema imunológico, as dietas de desintoxicação estão cada vez mais na moda. No entanto, seu resultado nem sempre é benéfico. De acordo com os médicos do Hospital Milton Keynes, na Inglaterra, esses remédios alternativos usados para limpar o “lixo tóxico” do corpo acumulado após comer em excesso são “perigosos e ineficazes”.

Segundo eles, recentemente uma mulher de 47 anos de idade foi hospitalizada inconsciente depois de sofrer um ataque epilético causado ao ingerir um suco detox. Ela havia bebido um “coquetel” à base de plantas com chá verde, cardo de leite, verbena, raiz de valeriana e glutamina. Os especialistas afirmaram que os níveis de sódio da paciente foram reduzidos.

“É preciso ter em mente os riscos drásticos que essas dietas podem causar”, dizem eles.
A desintoxicação não é necessariamente saudável e não tem nenhuma base científica. Além disso, os produtos naturais também podem causar “efeitos colaterais”. De acordo com o estudo, “a própria ideia de desintoxicação é um absurdo. Não há de fato pílulas, bebidas, loções milagrosas que fazem isso.

O corpo tem um sistema que purifica e remove toxinas”. Órgãos como os intestinos, fígado e rins purificam completamente o álcool, drogas, bactérias, produtos químicos. “As dietas de desintoxicação são mais um mito comercial do que uma realidade nutricional. Muitas delas são promessas exageradas não baseadas em evidências científicas e os benefícios são de curta duração”, ressalta o estudo. “É melhor ter uma dieta saudável e variada, com um estilo de vida ativo, ao invés de passar por uma dieta de limpeza ”, completam os especialistas.

ANSA

Joias Nativas

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here