“Dois é bom” na Casa de Cultura Laura Alvim

Foto: Lola Borges

“DOIS É BOM” reestreia dia 05 de setembro e segue em cartaz até o final do mês, às terças e quartas às 20h, na Casa de Cultura Laura Alvim (Sala Rogério Cardoso), em Ipanema. Ana Paula Novellino e Claudio Amado, dois dos fundadores e diretores da Cia Teatro do Nada, um dos grupos precursores na pesquisa e produção de espetáculos de improvisação e dramaturgia espontânea no Brasil, são os responsáveis pela criação, direção e atuação da peça. Como todas as produções da companhia, “DOIS É BOM” é um espetáculo inteiramente improvisado na hora a cada apresentação.

Com uma única palavra sugerida pela plateia no início da sessão, os atores desenvolvem os temas que serão usados ao longo da performance, que conta com 4 cenas distintas que se conectam na última narrativa. Todos os personagens, diálogos, situações, conflitos, relações, tudo é uma criação espontânea dos atores. Da mesma forma, a trilha sonora e a iluminação também são confecções do momento. As canções, a cargo de Aldo Medeiros, são compostas e tocadas pela primeira vez em cena, inspiradas nas situações que acabaram de acontecer. Cada apresentação de “DOIS É BOM” é única e jamais se repetirá da mesma forma, uma experiência teatral arriscada e efêmera, onde o público é testemunha e cúmplice dos atores na criação cênica.

“Sinto a adrenalina do paraquedista em queda livre ao mergulhar no palco sem saber o que vai ser.A Palavra dada pelo público em “Dois é Bom” é o paraquedas que em alguns segundos vai abrir e nos deixar planar até plantar os pés no chão”, afirma Ana Paula.

A montagem estreou em 2009, no Rio de Janeiro, e já cumpriu temporada em diversos teatros. Em 2012, participou do IV ENIMPRO – Encuentro Internacional de Improvisación em San José, Costa Rica – “Foi o primeiro long form que fizemos, pois na época (2008-2009) ainda não existiam espetáculos de improvisação nesse estilo no Brasil, havia apenas jogos de improviso e comédia. Por conta de nossa formação teatral, sempre buscamos um estilo de improvisar onde a comédia e o drama pudessem coexistir, onde os personagens pudessem ter uma composição mais realista, uma dramaturgia espontânea mas com carga emocional, onde as cenas se aprofundassem mais na relação entre os personagens”, destaca Claudio Amado.

A Cia Teatro do Nada nasceu em 2004 no Rio de Janeiro, e desde então pesquisa e apresenta espetáculos baseados na técnica conhecida como IMPRO ou IMPROV. Possui sete espetáculos em seu repertório: Teatro do Nada (2004), Nada Contra (2006), Dois é Bom (2009), Improzap (2008), Impro Night (2009), Segredos (2010) e o mais recente Rio de Histórias (2016). No Brasil, participou dos festivais de teatro de Angra dos Reis (FITA), Festival de Teatro da Língua Portuguesa (FESTLIP) e do Inverno Cultural de São João Del Rey. No exterior, representou o Brasil em festivais de improvisação no Chile e na Costa Rica.

SERVIÇO:

DOIS É BOM
Temporada: de 05 a 27 de setembro
Dia\hora: terças e quartas-feiras às 20h
Local: Casa de Cultura Laura Alvim (Sala Rogério Cardoso)
Endereço: Av. Vieira Souto, 176 – Ipanema

Tel: (21) 2332-2016
Ingresso: R$ 30,00 (R$ 15,00 Meia)
Capacidade: 53 lugares
Faixa etária: 14 anos
Duração: 60 minutos.

FICHA TÉCNICA

Direção: Ana Paula Novellino e Claudio Amado
Atores: Ana Paula Novellino e Claudio Amado
Músico Aldo Medeiros
Iluminação: Pedro Figueiredo
Produção executiva: Claudio Amado e Pedro Figueiredo

 

Joias Nativas

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

*