Estátua do Cristo Redentor faz 85 anos nesta quarta-feira

Tradicional ponto  turístico da cidade do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor completa 85 anos nesta quarta-feira (12), dia de Nossa Senhora de Aparecida. Para comemorar a data, algumas atividades serão realizadas durante toda a madrugada e manhã de aniversário.

Jovens de diversas regiões da Arquidiocese do Rio farão a Vigília da Juventude aos pés do Cristo, a partir das 22h30 do dia 11 até a manhã do dia 12. Às 8h, o arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, fará a abertura das festividades. Logo após, a Orquestra Sibélius e o Coro Preto, com 85 vozes sul-americanas, sob a regência do maestro Emerson Rosa Lima, fazem a apresentação do Concerto de Aniversário.

Já em seguida, acontecerá a tradicional Missa em Ação de Graças, presidida pelo reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar, com a bênção aos turistas e peregrinos. Ao término, será cantado o parabéns com o bolo preparado pela Sociedade dos Amigos da Rua da Carioca (SARCA).

História

O Cristo Redentor, hoje Santuário, é um símbolo  do Rio e do Brasil. O monumento foi concebido em comemoração ao centenário da nossa independência. Em 1921, a Arquidiocese do Rio de Janeiro promoveu uma concorrência para escolha do melhor projeto. O vencedor foi o engenheiro e arquiteto carioca Heitor da Silva Costa. O pintor Carlos Oswald e o escultor Paul Landowski foram fundamentais para a concepção final. 

O monumento foi erguido com doações das paróquias do Rio de Janeiro e de todo o povo brasileiro. A estátua representa uma cruz, e ao mesmo tempo o Cristo Ressuscitado, de braços abertos. O coração representa o amor de Deus.

O Cristo foi inaugurado em 12 de Outubro de 1931, dia da padroeira do Brasil. Por isso, a capela que fica embaixo do monumento é dedicada à Nossa Senhora Aparecida.

Joias Nativas

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here