Explosão em fábrica da Basf provoca caos na Alemanha

Ao menos uma pessoa morreu e várias ficaram feridas ou desaparecidas em uma explosão que aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 17, em uma fábrica do grupo químico Basf na zona portuária de Ludwigshafen, no oeste da Alemanha, de acordo com informações do jornal “Süeddeutsche Zeitung”.

De acordo com uma publicação da empresa no Facebook, os motivos exatos da explosão ainda estão sendo investigados, mas já se sabe que o ocorrido se deu durante trabalhos em gasodutos usados para o transporte de líquidos inflamáveis e outros produtos químicos de embarcações para a fábrica.

Como o local da explosão armazenava tanques de óleo e de gás, chamas altas e uma densa e escura nuvem de fumaça foram vistas. No entanto, segundo as autoridades das cidades de Ludwigshafen e de Mannheim, que se encontra na margem oposta do rio Reno em relação à explosão, “as medições não revelaram substâncias nocivas no ar” e, por isso, a fumaça “não representa um perigo para a saúde”.

Mesmo assim, as autoridades recomendaram que os moradores da região fiquem em casa, com as portas e janelas fechadas e com eventuais dispositivos de ventilação e de ar-condicionado desligados.

As medidas de segurança colocadas em prática são destinadas a cerca de 21 mil pessoas que habitam em dois quarteirões no norte de Ludwigshafen e mais outros três em Mannheim.

ANSA

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

*