Exposição conta história através da arte cerâmica em cartaz no Marré de Si

Marré de Si / Exposição de Cerâmica

São duas casas do final do século XIX, uma ao lado da outra, localizadas na Rua Pedro Américo, em frente ao Casarão Ameno Resedá. Hoje revitalizadas dão vida ao espaço multicultural Marré de Si. Os sobrados são interligados e ao fundo, possuem um surpreendente jardim aberto ao público em meio ao urbano bairro do Catete. Idealizado por Pedro e Carlos Lessa, o espaço gastronômico e multicultural abriga desde outubro, além de uma fábrica de alimentos, loja, espaço de refeições e ambientes para exposições.

Cada canto do novo espaço multicultural homenageia uma importante figura para o bairro e para a cidade do Rio de Janeiro e reúnem belas peças de arte em exposição. A primeira mostra está em cartaz no espaço que homenageia o escritor brasileiro e fundador da Academia Brasileira de Letras, Machado de Assis, que morou no número 206 da Rua do Catete.

O Espaço Machado de Assis recebe a exposição ‘A Cerâmica Eterna, uma exposição em três tempos’

A produção de cerâmica na Ásia reconta a história de milhares de anos e os chineses sempre foram considerados mestres incontestáveis desta arte. Trata-se da mais longa e mais importante tradição cerâmica do mundo, a única forma de arte presente em toda a extensão dos quarenta e cinco séculos da história chinesa. Desde o início, no entanto, os chineses desenvolveram uma sensibilidade e um senso estético pela cerâmica e promoveram o material a uma sofisticação técnica e de estilos.

A exposição em 3 tempos é inédita e reúne peças de diversas coleções particulares e traz uma variedade de modelos clássicos desde o período Neolítico, as dinastias Tang, Song, Yuan, objetos de Blanc de Chine, Yixing e Celadon até a cerâmica pós contemporânea. As peças expostas percorrem a história da arte desde o período neolítico com peças produzidas artesanalmente até o tempo pós moderno, em que é possível encontrar peças criadas por impressora de tecnologia 3D.

A exposição presenta-se na primeira fase como “Cinco mil anos de cerâmica chinesa” com curadoria de Patrick Meyer e Carlos Lessa começa com uma viagem ao tempo Neolítico, em que é possível contemplar peças de cerâmica da Ásia que recontam a história de milhares de anos.

Sob a curadoria de Alice Felzenswalb a “As terras de Alice” é o segundo tempo da exposição, uma fusão de formas consagradas que contam histórias, cheia de detalhes e texturas as peças da ceramista Alice Felzenswalb. Nas peças exclusivas a artista buscou novas formas a partir de modelos existentes. Nasceram belos tubos, bowls e vasos com medidas, tamanhos e superfícies diversas, variação de diâmetros e alturas. A modernidade nas peças em que foram utilizados de barro: o branco, o natural e o preto, e os esmaltes branco e dourado. As peças em exposição de Alice Felzenswalb, estão à venda e podem ser adquiridas no local, até a primeira semana de Dezembro, quando encerra a exposição.

E o terceiro tempo da exposição apresenta peças em cerâmica do pesquisador Jorge Lopes, NEXT PUC RJ, em “A cerâmica pós contemporânea”, com peças produzidas em impressoras 3D, uma referência aos tempos pós modernos, ao uso da tecnologia e suas possibilidades de criação artística.

Serviço:

Exposições:

‘A Cerâmica Eterna, uma exposição em três tempos’ no Espaço Machado de Assis no Marré de Si

Temporada: até 02/12/2016

Horário: De terça à sexta-feira, das 9h às 20h, e Sábados e domingos, das 9h às 17h.

Marré de Si – Rua Pedro Américo 270 e 276, Catete. Tel.: 3177-0700. www.marredesi.com.br

Entrada: Franca

 

Deixe uma resposta