Exposição traz acervo do Grupo Giramundo para a Caixa Cultural Rio

Foto: Pedro Mota

 

 Em quase 50 anos, o grupo de teatro de bonecos Giramundo produziu dezenas de montagens, centenas de bonecos, milhares de desenhos, horas de vídeo e um tanto mais de histórias. Consumiu madeira, gente e sonho transformando tudo isso em marionetes animadas. Parte dessa trajetória será apresentada na Mostra Mundo Giramundo, em cartaz de 12 de julho a 27 de agosto na CAIXA Cultural Rio de Janeiro, com entrada franca.

 Voltada tanto para o público infantil quanto para os adultos, o evento traz a oportunidade das pessoas de mergulharem no universo da companhia mineira. Serão expostos 130 bonecos que fazem parte do acervo do Museu Giramundo, que preserva a maior coleção privada de marionetes das Américas.

 

Além de conhecer as marionetes, todas confeccionadas pelo grupo, o público poderá aprender sobre esse processo de criação e construção e descobrir como os personagens são feitos. Também assistirá a flashes em vídeo de muitos momentos da trajetória do grupo e sentirá nos gestos imobilizados de seus bonecos, a sua vida, essa sim, repleta de movimento.

 O projeto tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

 Atividades paralelas:

Além da exposição, o grupo Giramundo oferece o workshop Treinamento de manipulação de bonecos no dia 21 de julho (sexta-feira), das 15h às 20h. A atividade pretende apresentar a metodologia de treinamento de marionetistas adotada pelo grupo utilizando os bonecos profissionais da companhia, aproximando os participantes de reais condições de formação e sensibilização. Voltada para jovens e adultos, a participação é gratuita. Serão oferecidas 20 vagas, e as inscrições deverão ser realizadas através do e-mail secretaria@giramundo.org. Os candidatos devem aguardar a confirmação da produção.

 Já nos dias 29 e 30 de julho (sábado e domingo), às 16h, o grupo apresenta o espetáculo Pedro e o Lobo, de Sergei Prokofiev, um clássico que acompanha gerações, originalmente escrito em 1936 e apresentado pelo Giramundo pela primeira vez em 1993. As apresentações serão realizadas no Foyer, abertas ao público.

 O grupo:

Detentor do maior acervo de bonecos da América Latina, o Giramundo foi fundado em 1970, pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Tereza Veloso e Madu. Desde sua criação, o grupo já montou 34 espetáculos teatrais, construindo acervo próximo de 1500 bonecos e objetos de cena. Suas montagens experimentam a figura da marionete em múltiplas formas, de bonecos manipulados por fios a mamulengos (fantoches de luva), passando por bonecos de vara, bunraku (bonecos manipulados por três atores e mochila) e adaptações próprias, como bonecos sentados, uso de máscaras e teatro de sombras, criando um variado panorama técnico e expressivo desse tipo de teatro. Algumas de suas marionetes, inclusive, ficaram nacionalmente conhecidos pela participação na minissérie Hoje é dia de Maria e estão na abertura da atual novela das 19h da TV Globo, Pega Pega

 Nos anos 70 e 80, a formação acadêmica e artística de seus fundadores imprimiu um rigor metodológico e uma atenção estética no planejamento de seus bonecos e espetáculos. Estas características, unidas ao interesse pela cultura brasileira, trouxeram reconhecimento nacional à companhia, garantindo seu lugar na história do teatro brasileiro por sua ação transformadora de incorporação de formas e temas adultos e o diálogo com questões formais, plásticas e políticas complexas.

 Durante os anos 2000, o grupo conquistou sua sede própria em Belo Horizonte, base para seu museu, escola e estúdio de animação. Neste período, concentrou sua atenção na produção de animações e conteúdo digital e na comunicação através da internet. Mais recentemente, iniciou a produção e comercialização de livros, vídeos e brinquedos, incorporando o pensamento industrial ao seu modelo de sustentabilidade.

 

Hoje, o Giramundo se transforma: a ideia de grupo de teatro, que orientou suas atividades durante 30 anos, cede espaço para um núcleo multimídia, experimentador de uma cena de animação, onde convivem bonecos reais e suas versões digitais. Essa mistura do teatro de bonecos, vídeo, animação, música, dança e artes plásticas parece ser o território do Giramundo do século XXI.

 Serviço:

Mostra Mundo Giramundo

Entrada franca

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 4

Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro – (Metrô e VLT: Estação Carioca)

Telefone: (21) 3980-3815  

Abertura: 11 de julho (terça-feira), às 19h

Visitação: De 12 de julho a 27 de agosto de 2017

Horários: de terça-feira a domingo, das 10h às 21h

Classificação indicativa: Livre

Acesso para pessoas com deficiência

 Workshop Treinamento de manipulação de bonecos

Data: 21 de julho de 2017 (sexta-feira)

Horário: 15h

Duração: 5h

Classificação indicativa: Livre

Vagas: 20

Inscrições: secretaria@giramundo.org

 Apresentação do espetáculo infantil Pedro e o Lobo

Entrada franca

Data: 29 e 30 de julho (sábado e domingo)

Horário: às 16h

Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro – Foyer

Classificação indicativa: Livre

 

Joias Nativas

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

*