Feira de São Cristóvão inaugura casa de taipa em tamanho real

A Feira de São Cristóvão – Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas (CMLGTN) , também chamada de Feira dos Nordestinos, celebra mais de sete décadas mantendo viva a cultura dos imigrantes que chegavam ao bairro da zona norte da capital fluminense. E neste mês de setembro as comemorações que seguem até o final do mês recebe nesta sexta (22/9), a partir das 17h 30, a inauguração de uma casa de taipa em tamanho real, no Memorial Luiz Gonzaga, na Feira de São Cristóvão, na Zona Norte do Rio. Pela Primeira vez na história do equipamento municipal uma mulher e ex-feirante é gestora do local, Magna Fernandes fala do seu desafio.
 
“Comemorar esses 72 anos é para mim motivo de honra e um  desafio. E para celebrar o nosso Pavilhão, que já tem 14 anos completados no último dia 20 de setembro, nada melhor que uma casa de taipa em tamanho real e uma reinauguração da nossa maquete de arraiá com uma réplica do nosso Pavilhão. Queremos que o visitante da Feira venha conhecer e relembrar um pouco do nosso Nordeste, que é cultura, gastronomia e tradição”, afirma a gestora municipal Magna Fernandes.
 
Além da inauguração da casa de taipa em tamanho real e da reinauguração da maquete do Arraiá da Feira o evento receberá uma sessão de autógrafos e lançamento do livro “Territórios Culturais no Rio de Janeiro: A Feira de São Cristóvão” de autoria de Elis Regina Barbosa Angelo & LuitGarde Oliveira Cavalcante Barros, da Editora Autografia. E também contará com uma programação religiosa, com uma Procissão e missa campal em louvor a Nossa Senhora da Penha, em virtude da abertura  da Festa da Penha de 2017.
 
Atualmente a Feira de São Cristóvão conta com cerca de 700 barracas e 200 restaurantes com produtos típicos do norte e nordeste. Outra característica do local é o forró pé de serra, que é tocado nos palcos por diversos trios e bandas regionais do nordestinas, que recebe mais de 300 mil pessoas por mês. De acordo com o presidente da Associação dos Feirantes do Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas (AFCMLGTN) , Helismar Leite, uma programação especial foi preparada para o mês de aniversário.
 
“Teremos uma programação especial musical. Claro que teremos muito forró e o baião, que não pode faltar”, completa o presidente.
 

SERVIÇO:

Inauguração da Casa de Taipa em Tamanho Real

Onde: Memorial Luiz Gonzaga, na Feira de São Cristóvão. No Campo de São Cristóvão, S/N, em São Cristóvão, no Rio de Janeiro.

Quando: Sexta-feira (22/9).

Horário: A partir das 17h 30

Joias Nativas

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

*