Festival Cultura RJ oferece mais de 200 atrações e promove ações em espaços culturais de Centro em circuito off-Rock in Rio

Foto divulgação

Com o objetivo de oferecer uma série de programas culturais de qualidade para moradores e turistas que querem uma opção alternativa ao Rock in Rio, a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro – em parceria com a RIOTUR e mais de 30 instituições culturais – promove entre os dias 15 e 24 de setembro o Festival Cultura.RJ, em uma ação que integra história, arte e entretenimento. O evento oferece uma ampla programação nos teatros, salas de música, museus, casas de shows e praças localizados entre o Porto e a Lapa, trazendo vida cultural ativa ao centro da cidade, paralelamente ao festival Rock in Rio, durante o mesmo período. O projeto reúne mais de 30 pontos culturais dos bairros Lapa, Praça Tiradentes, Cinelândia, Castelo, Praça XV e a região do Porto.

O circuito cultural do Centro Histórico do Rio compreende diferentes roteiros que podem ser realizados a pé pelos visitantes e cariocas – passeios guiados conhecidos como walking tour – que resultam na experiência de conhecer importantes construções e marcos históricos da cidade. Fazem parte programação do Festival Cultural RJ ícones como o Theatro Municipal e a Sala Cecília Meireles, duas das mais importantes casas de espetáculo da cidade; museus e centros culturais como a Casa França-Brasil, o Museu Histórico-Nacional e o Paço Imperial. Casas de shows da Lapa, famosas pelas noites de samba e agenda cultural diversa, como o Circo Voador, a Fundição Progresso e o Rio Scenarium, espaços culturais como Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Museu do Amanhã, Teatro Sesi Centro, Escola de Música Villa-Lobos, além de teatros icônicos, como o João Caetano; galerias de arte, bares e restaurantes centenários completam a longa lista de atrativos que colaboram com a iniciativa.

O objetivo deste “circuitão” em setembro é atrair mais público para o Centro durante o Rock in Rio, seja para quem não vai curtir o festival, para aproveitar o grande fluxo de turistas na cidade e para manter a tradição do Centro como um grande palco da cultura carioca, além de valorizar o patrimônio histórico do Centro. A programação será no período de 15 a 24/09 reunindo mais de 200 atrações em diversas instituições públicas e privadas, entre museus, centros culturais, salas de música, teatros e casas de shows, além de ações artísticas especiais nas ruas e na escadaria de alguns dos espaços.

Já estão participando 30 instituições culturais, entre elas o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), a Sala Cecília Meireles, o Theatro Municipal, o Museu do Amanhã, Escola de Música Villa-Lobos, Museu da Imagem e do Som (MIS), Confeitaria Colombo, Rio Scenarium, Fundição Progresso, Circo Voador, Casa Franç-Brasil, entre outros.

100 kits para os primeiros a percorrer um roteiro com 10 espaços
Além das atrações culturais, uma ação especial foi criada pelos parceiros. Os 100 primeiros que visitarem 10 espaços ganharão um kit com produtos culturais dos parceiros a ser retirado na Livraria da Travessa da Rua Sete de Setembro. O público deverá fazer um cadastro no site do evento até o domingo, dia 3/9, e imprimir o passaporte para buscar os carimbos que comprovam a visitação. Não serão aceitos carimbos repetidos.

 Turismo histórico-cultural
Parceiros no segmento do turismo organizarão visitas guiadas gratuitas passando por esse circuito de espaços, com prédios históricos e monumentos no roteiro.

Serviço

 Festival Cultura.RJ
15 a 24 de setembro

Site oficial:
www.cultura.rj.gov.br/festivalcultura.rj

Página no Facebook:
www.facebook.com/FestivalCultura.RJ

#culturaparatodos
#festivalculturarj
#vemprorio

Espaços participantes

Instituições Culturais
Casa França-Brasil
Casa do Choro

Centro Carioca de Design
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro
Circo Voador
Escola de Música Villa-Lobos
Escola de Música da UFRJ
Fundição Progresso
Museu do Amanhã

Museu da Imagem e do Som
Museu Nacional de Belas Artes
Paço Imperial

 Sala Cecília Meireles

 Teatro João Caetano

 Teatro Sesi Centro

 Theatro Municipal do Rio de Janeiro

 

Espaços Privados e Ações Culturais Participantes

 Bar Semente

 Carioca da Gema

 Confeitaria Colombo

 La Esquina

Confeitaria Colombo

 La Esquina

Rio Scenarium

Fábrica Bhering

 Livraria da Travessa

 Rede Carioca de Rodas de Samba

 Teatro Rival

 

Parceiros Institucionais

 Secretaria de Estado de Cultura

 Secretaria Municipal de Cultura

RIOTUR

Rádio 94 FM

FUNARJ

Polo Novo Rio Antigo

Sindicato de Bares e Restaurantes

SEBRAE  RJ

 

 

 

Joias Nativas

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

*