GP de Abu Dhabi se aproxima e pilotos já fazem as contas pelo título

O Grande Prêmio de Abu Dhabi será disputado neste domingo (27), no circuito de Yas Mariana, e vai definir o campeão da atual temporada. Apenas dois pilotos chegam com possibilidades de conquista, ambos da Mercedes: o alemão Nico Rosberg (367 pontos) e o inglês Lewis Hamilton (355 pontos).

Enquanto Rosberg, que tem 31 anos, busca o seu primeiro título mundial na Fórmula 1, Lewis Hamilton, que tem a mesma idade do companheiro de equipe, está em busca do tetracampeonato mundial. A vantagem do alemão é muito grande e somente uma catástrofe seria capaz de tirar o seu título, já que não precisará nem vencer para conquistar o campeonato. Para Hamilton, a situação é mais complicada, já que terá que vencer e torcer contra Rosberg.

As chances de Rosberg:

O alemão vai garantir o seu título se terminar entre os três primeiros, independente da posição que Hamilton conseguir. Se terminar entre 4º e 6º, terá que torcer para o inglês não vencer a corrida. Caso fique em 7º ou 8º, só garante o campeonato se seu companheiro de equipe terminar na 3ª colocação ou abaixo. Caso não fique na zona de pontuação, Rosberg se torna campeão se Hamilton ficar no máximo em 4º.

As chances de Hamilton:

O inglês poderá ser o campeão da temporada com as seguintes combinações: se vencer, será preciso torcer para que Rosberg termine em 4º ou abaixo. Terminando em 2º, ele vai precisar que o alemão fique no máximo em 7º. Se ficar em 3º, será preciso que Rosberg no máximo alcance a 9ª colocação. Se o companheiro de equipe não completar a corrida, Hamilton pode ficar em quarto.

Deixe uma resposta