Guarda Municipal reforça patrulhamento nas praias

Foto: Agência Brasil/EBC

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) dará continuidade, neste fim de semana, ao reforço no patrulhamento preventivo da orla, como parte das ações que visam aumentar a segurança e ordenamento nas praias, conforme previsto no recém-criado Plano de Prevenção Contra Pequenos Delitos e Arrastões nas Praias da Cidade, elaborado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop). Além do efetivo de 220 guardas em atuação na orla e entorno, a GM-Rio trabalhará com o sistema integrado de radiocomunicação, operando na mesma frequência com as polícias Militar e Civil. O novo recurso vai agilizar a resposta em casos que precisem de apoio das forças policiais.

Também como parte do trabalho de integração da corporação com as polícias, estão sendo discutidos com o Ministério Público e autoridades da área protocolos operacionais para a realização de abordagens em suspeitos que utilizam transporte público para chegar à praia ou trajetos mapeados como críticos. As ações serão iniciadas tão logo sejam firmadas regras legais para os órgãos.

Carnaval

Além das frentes voltadas à Operação Verão, a Guarda Municipal segue com outras ações, como o planejamento operacional para o Carnaval 2017, que começa neste domingo (15) com ações de ordenamento e segurança no primeiro dia de ensaios técnicos na Marquês de Sapucaí. No total, 120 guardas atuarão no entorno do Sambódromo. A partir do dia 20, começa o trabalho de acompanhamento de dezenas de blocos, que vai até março.

Dos cerca de 900 desfiles de blocos autorizados, a Guarda estará presente nos que reúnem um público maior. Já em relação aos não autorizados, a GM-Rio atuará com ações de apoio ao trânsito. Para aumentar o efetivo de guardas nos pontos com eventos carnavalescos mais expressivos, a Seop planeja repetir o sistema de cota, pagamento de hora extra ao guarda que desejar trabalhar na folga.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here