Hemorio é polo de vacinação contra febre amarela

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

 A partir desta segunda-feira (10), o Hemorio, unidade da Secretaria de Saúde, promoverá  campanha de vacinação contra a febre amarela. As vacinas serão aplicadas em dois períodos: entre 10 e 14 de julho e entre 17 e 21 de julho, com limite de 200 doses por dia. O objetivo é atrair mais doadores ao hemocentro e manter os estoques de sangue estáveis, já que, após tomar a vacina, é preciso esperar quatro semanas para doar sangue.

Todos os voluntários à doação que passarem pela triagem clínica, aprovados ou não, vão receber a dose da vacina. Não será possível apenas se vacinar no hemocentro: o candidato à doação deve, necessariamente, passar pela triagem para receber a vacina.

O hemocentro tem capacidade para receber até 400 doadores por dia e abastece as emergências dos grandes hospitais da capital do estado, maternidades e outras unidades de saúde. O hemocentro também envia sangue, quando necessário, para outras cidades.
 

Informações ao doador

Quem tomou a vacina contra a febre amarela há mais de quatro semanas pode doar sangue normalmente. Quem teve a doença também, desde que esteja curado há mais de um ano.

Para doar sangue

É preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais (o modelo da autorização pode ser adquirido no site do Hemorio: www.hemorio.rj.gov.br). Não é necessário estar em jejum, apenas deve-se evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes.
 Hemorio

A unidade funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no centro do Rio.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

*