Incêndio em Cubatão é controlado pelos Bombeiros

Por volta das 21h, o incêndio que atingia uma das unidades da Vale Fertilizantes, no Complexo Industrial de Cubatão, no litoral de São Paulo, foi controlado pelos bombeiros e estava em fase de rescaldo. O fogo começou por volta das 15h, com a explosão em uma correia transportadora que alimenta o armazém da unidade de nitrato de amônio.

O prédio teve evacuação imediata e nenhum funcionário ficou ferido. De acordo com a empresa, não há previsão para retorno dos funcionários às atividades.

Por volta das 16h30, os bombeiros informaram que um dos tanques da empresa explodiu, provocando um grande vazamento de nitrato de amônia. Um dos bombeiros precisou ser levado ao Pronto-Socorro por inalação de fumaça, mas foi descontaminado e não apresentava ferimentos, segundo a corporação.

O acesso à Avenida Engenheiro Plínio de Queiroz, que leva à margem esquerda do Porto de Santos, para o motorista que segue na Rodovia Cônego Domênico Rangoni chegou a ser bloqueado devido à ocorrência. No entanto, o acesso já foi liberado após o controle do incêndio.

Aquecimento

O Sindicato dos Químicos da Baixada Santista disse, em entrevista à Rádio Nacional, que um funcionário havia avisado a empresa sobre um aquecimento anormal na correia transportadora que sofreu uma explosão e causou um incêndio na tarde de hoje (5).

“Pelos informes que temos preliminares, ela [correia] estava com aquecimento. Se ela estava com aquecimento, até por ser uma esteira que transporta um produto inflamável [nitrato de amônia], um produto que serve de base para explosivos, deveria ter sido parado o sistema e feito o reparo”, disse Marco Antônio do Vale, coordenador da área de Segurança, Saúde e Meio Ambiente do Sindicato dos Químicos da Baixada Santista.

A Vale Fertilizantes disse que a informação do sindicato não procede e que a empresa não tinha recebido tal alerta. Segundo a empresa, o controle das operações é rígido e, diante de qualquer risco, as atividades são paralisadas.

Agência Brasil

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here