Inspirado pela obra Lady Susan de Jane Austen, o roteirista Whit Stillman apresenta Amor & Amizade

Foto divulgação

Ao adaptar o romance póstumo de Jane Austen, Lady Susan, de 1871, para livro e filme, o cineasta norte-americano Whit Stillman apresenta uma obra cínica e cômica em Amor e amizade, publicada no Brasil pela Editora Gutenberg. Na releitura da novela de Austen, Stillman roteirizou os eventos originais da obra e tenta justificar a protagonista anti-heroína que é considerada como “ovelha negra” entre as personagens da escritora inglesa.

Amor e Amizade é uma obra maquiavelicamente divertida sobre uma sociedade rígida e repressora que vivia entre jogos de interesses e poder. Além de abordar temas como divórcio e infidelidade com um naturalismo não convencional para a sociedade daquela época, o autor e diretor promete surpreender os leitores de Austen destacando ironicamente todos os estereótipos da nobreza inglesa, empoderando Lady Susan de forma magistral.

Viúva, falida e mãe de Frederica, uma adorável garota em idade para se casar, Lady Susan tem uma missão: encontrar um bom e rico marido para a filha e, sobretudo, para si. Dona de uma eloquência e de um charme sem iguais, Lady Susan flerta com qualquer homem endinheirado que possa salvá-la de sua desgraça financeira, o que lhe rende a fama de “rainha do flerte”.

Com o intuito de fugir das fofocas sobre seus casos amorosos, Lady Susan vai passar uma temporada na propriedade rural de seu cunhado Charles e conhece Reginald, irmão da esposa de Charles que lhe aparenta ser um ótimo partido.

Escrito no fim do século XVIII, o romance Lady Susan é a única comédia de Austen que, publicado anonimamente na época, teve sua autoria descoberta décadas após sua morte. As quase 100 páginas finais desta edição apresentam o texto original da novela Lady Susan, de Jane Austen.

A adaptação cinematográfica com direção de Stillman teve lançamento no Brasil em agosto deste ano com Kate Beckinsale como protagonista e Morfydd Clark no papel da filha Frederica.

Sobre o autor: Whit Stillman é roteirista, diretor e um grande fã de Jane Austen. Entre suas obras cinematográficas estão Metropolitan, Barcelona, Os últimos embalos da disco, Descobrindo o amor e Amor & Amizade, uma desonesta representação desta história. Na universidade, ele foi editor do Harvard Crimson e posteriormente trabalhou na área editorial e na jornalística. Seu primeiro romance, The Last Days of Disco With Cocktails at Petrossian Afterwards, também surgiu de um roteiro de cinema e ganhou o prêmio literário Fitzgerald.

Serviço:

AMOR & AMIZADE

Autores: Jane Austen e Whit Stillman
Tradução: Nilce Xavier
Preço: R$ 37,90
Páginas: 288
Formato: 16 x 23 cm
ISBN: 978-85-8235-406-3
Editora: Gutenberg
Grupo Autêntica

 

Deixe uma resposta