Liga Francesa elege uma mulher como presidente pela primeira vez

Encerrando uma crise de governança que já se arrastava há mais de um mês, a Liga Profissional Francesa de Futebol (LFP), anunciou Nathalie Boy De La Tour, de 48 anos, como a primeira presidente da liga.

A dirigente fazia parte do conselho de administração há três anos e representava a chapa “FondaCtion du Football”, que tem por objetivo “promover uma visão cidadã” do esporte. Da votação participaram os representantes dos 40 clubes profissionais das duas primeiras divisões da França, a Ligue 1 e a Ligue 2.

Nathalie foi eleita por quatro anos e vai ocupar a vaga que era de Frédéric Thiriez, que renunciou ao cargo em abril, depois de 14 anos à frente da entidade. A discórdia foi por conta da divisão entre os 11 principais clubes e os de menor expressão, que receberiam uma quantia menor na repartição dos direitos de transmissão.

“Estou muito feliz por estar com vocês, e também surpreendida e emocionada. Sei que não era uma eleição esperada, mas estou extremamente feliz e espero estar à altura das famílias, dos clubes, das pessoas independentes e da Liga”, afirmou a nova presidente em entrevista coletiva.

Deixe uma resposta