Livro: 101 canções que tocaram o Brasil de Nelson Motta

Foto divulgação

Não foi uma missão fácil. Foi praticamente impossível. Entre inúmeras obras primas da nossa música, o compositor e crítico musical Nelson Motta assumiu a controversa responsabilidade de eleger 101 delas. O resultado está no livro “101 Canções Que Tocaram o Brasil”, lançado recentemente, escrito em colaboração com o jornalista Antônio Carlos Miguel.

A lista é abrangente e foi feita em ordem de lançamento. Ela vai desde a marchinha “Ó Abre Alas”, o samba “Pelo Telefone”, passeando por “Carinhoso”, “Desafinado”, “Samba da Bênção”, encerrando com os rocks e MPBs “Metamorfose Ambulante”, “Maracatu Atômico” e “À Procura da Batida Perfeita”.

Além da lista, o livro também mostra curiosidades sobre a composição de cada faixa e o momento histórico em que ela foi lançada. Em “Lanterna dos Afogados”, dos Paralamas do Sucesso, por exemplo, Motta conta que a faixa foi composta em apenas 10 minutos.

Embora tente incluir canções de todas as regiões do Brasil, desde o Rio Grande do Sul, até o Norte e o Nordeste, há uma prevalência de sambas e composições cariocas. “Acho impossível suplantar o samba. Existem diversos ritmos e gêneros populares, mas o samba é o nosso DNA”, afirmou Motta. “E o Rio de Janeiro foi a capital federal durante quase todo o período em que essas músicas foram lançadas. Tudo acontecia aqui”.

  • Gênero: Artes
  • Subgênero: Música
  • Autor: Nelson Motta
  • Editora: SEXTANTE

 

Deixe uma resposta