Mais uma jovem raptada pelo Boko Haram é resgatada

– O Exército da Nigéria anunciou ter encontrado mais uma das quase 300 estudantes sequestradas pelo grupo fundamentalista islâmico Boko Haram em abril de 2014.

A jovem foi vista por soldados enquanto vagava em uma floresta próxima à área de atuação da milícia, no norte do país. Inicialmente, os jihadistas haviam raptado 276 alunas de uma escola em Chibok, mas, durante o transporte das meninas, 57 conseguiram escapar.

Em maio de 2016, as duas primeiras estudantes foram resgatadas, sendo que uma delas carregava um bebê. Além disso, em outubro, o Boko Haram libertou outras 21 jovens após uma negociação com o governo da Nigéria.

No momento, pouco menos de 200 continuam desaparecidas, e teme-se que muitas delas tenham morrido, sido usadas em atentados ou se radicalizado. O sequestro das estudantes causou comoção mundial e deu origem à campanha “Bring Back Our Girls” (“Tragam nossas garotas de volta”), promovida até pela primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama.

Nos últimos anos, o Boko Haram se tornou um dos grupos terroristas mais sanguinários da África e chegou a controlar boa parte do norte da Nigéria, de maioria muçulmana. Contudo, vem sofrendo constantes derrotas militares recentemente, embora continue realizando ataques suicidas pelo país.

ANSA

Joias Nativas

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here