Maketing pessoal – 1ª parte

A definição de MKTG (abreviatura correta de Marketing) que mais gosto foi proferida pelo professor Marco Bechara em uma conversa informal: “MKTG é uma guerra de percepção (valor) que se trava na mente das pessoas (consumidores)”. Gosto também de utilizar: MKTG é o processo de identificar, conquistar e manter clientes.

Já Max Geringher, MKTG Pessoal é “o profissional fazer exatamente a mesma coisa só que em benefício da própria carreira”.

A partir do momento em que o mercado de trabalho fica mais competitivo, surge a necessidade de se ter um diferencial. MKTG Pessoal, certamente, é uma ferramenta para auxiliar profissionais, estudantes e pessoas comuns a trabalhar sua própria imagem e divulgar sua competência! Ou seja, em um mundo com um número expressivo de bons profissionais, torna-se imperativo sobressair-se!

Vamos entender esse mercado. Você tem um conhecimento específico para uma vaga no emprego que almeja. Marca uma entrevista e, aí, surge a primeira dúvida: qual a roupa que irá vestir?

Certamente, você nesse momento vai pensar: terno ou terninho – dependendo do sexo do candidato. Você está certo! Preferencialmente, na cor preta ou azul marinho – segundo a revista Você S.A. –, pois a cor cinza não passa credibilidade. Sapato com cadarço e mulheres com maquiagem clara, sem decotes e calças marcando exageradamente o corpo.

Mas existe um case no mercado – e case geralmente não sabemos se realmente aconteceu – em que uma empresa de energéticos abriu uma vaga para gerente de MKTG. Compareceram vários pretendentes. Vários de terno, vários com blazer, outros tantos com calça jeans e camisa comprida e, um, de bermuda. Logo na primeira fase, aqueles que estavam vestidos de terno foram excluídos. E, no final, aquele que estava de bermuda foi quem ficou com a vaga. É claro que não foi porque ele estava de bermudas o motivo para ele ser escolhido. Mas contribuiu o fato de ele conhecer o público-alvo do produto: jovens.

 

Joias Nativas

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here