Marcius Melhem, Marcelo Adnet, Mauricio Farias e o elenco do humorístico “Tá no ar – A TV na TV” participam do lançamento de “Tá no ar, no livro” na Travessa do Shopping Leblon

Foto divulgação

Sucesso de crítica e público desde sua estreia, Tá no ar – A TV na TV, o humorístico da Globo tem a originalidade e a agilidade como suas principais marcas. As piadas ácidas direcionadas ao universo da televisão satirizam desde canais de venda até novelas e telejornais, passando por tudo o que estiver ao alcance do controle remoto. Agora, a editora LeYa traz Tá no ar, no livro, que apresenta a história da atração, os detalhes do processo criativo, fotos, roteiros originais e vídeos em QR code que prometem levar o leitor para dentro do programa.

O projeto ambicioso começou com Marcius Melhem, Marcelo Adnet e a rotei­rista Daniela Ocampo. Em seguida, Maurício Farias, diretor de núcleo da emissora, à frente de séries de sucesso como Junto & Misturado, somou-se ao grupo para participar do processo de criação. Nascia naquele momento um modelo de parceria horizontal, até então pouco comum no Brasil, em que autores, diretores e produtores con­tribuem em todas as etapas do trabalho.

A escolha da equipe também se mostrou crucial para o sucesso do programa. Para montar o time de autores, foram pinçados profissionais de diversos programas da casa. Já para o elenco, optou-se por rostos pouco conhecidos do grande público.

Entre as curiosidades, o livro mostra que Tá no ar é um programa complexo de ser produzido. A dire­ção escolheu investir em uma estética fiel à reali­dade, que busca potencializar a força dos esque­tes, optando por uma realização não farsesca e deixando a cargo do texto, e não na forma, a comicidade das cenas. O set abre espaço para algu­mas criações e experimentações, como o personagem Obirajara Domini­que.

Nos quadros que simulam canais inter­nacionais, os atores são acompanhados por tradutores que ensinam a inflexão exata de cada fonema. É o caso do comercial “Burguer Kim Jong Un”, que demorou horas para ser gravado até que todos conseguissem falar perfeitamente cada frase do texto. Em uma das cenas o locutor diz em coreano: “Venha conhecer o novo Burguer Kim Jong Un, o primeiro e único fast food norte-coreano. Aqui, você pode pelo número. O número um, claro. A gente escolhe tudo por você, para garantir o regime.”

Apostando na ousadia, nem a tradicional campanha da Globo, “Criança Esperança”, escapou de ser satirizada pelo programa, sendo transformada em uma arrecadação para libertar políticos presos por corrupção, o “Fiança Esperança”. “Companheiros! Começaram as doações para essa campanha que tem sacudido o país, soltando presos por corrupção no Brasil inteiro. (…) Fiança Esperança! Se cada um fizer sua parte, esses meninos terão uma nova oportunidade. E oportunidade é uma coisa que eles não perdem! Liga aí!”, diz um trecho do esquete.

Além das histórias sobre a criação dos personagens que marcaram o programa e alguns roteiros originais, Tá no ar, no livro reúne fotos inéditas dos bastidores e vídeos em QR code que possibilitam ao leitor assistir novamente seus esquetes preferidos. “Como um fã agradecido vou me lembrando e celebrando meus quadros e personagens favoritos, e rio, rio muito, solto gargalhadas e me esqueço das tristezas da vida”, comenta o jornalista Nelson Motta, que assina o texto da orelha.

O projeto é realizado pelos autores Alexandre Pimenta, Angélica Lopes, Daniela Ocampo, Leornado Lanna, Marcelo Adnet, Marcius Melhem, Mauricio Farias, Maurício Rizzo, Thiago Gadelha e Wagner Pinto, com a organização de Alexandre Pimenta e Marcelo Martinez.

Lançamento Rio de Janeiro

Dia: 4/4, terça-feira, às 19h30

Local: Livraria da Travessa (Shopping Leblon – Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – Leblon, Rio de Janeiro).

 

Joias Nativas

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

*