Marketing, a ciência incompreendida, até hoje!

Nesta coluna, tenho a colaboração do professor Prof. Ph.D. Marco Bechara, PMP. Bechara – como é carinhosamente tratado – é um dos profissionais de marketing que mais admiro, e irá nos brindar com a seu conhecimento e competência.

“No Brasil, o Marketing continua sendo incompreendido, referenciado de forma pejorativa, e utilizado de forma equívoca e/ou incompleta. O termo “marketeiro”, muito utilizado na política, e a forma de agir no mercado desses “profissionais” de marketing político, talvez tenha sido, uma das principais causas do marketing ter sido associado a propaganda enganosa! 

O verdadeiro trabalho de marketing, sempre, conjuga 3 verbos em suas estratégias: Identificar, Conquistar e Manter (ICM), associado a 3 momentos de demanda no mercado: Suspects (Suspeitos de compra), Prospects (Perspectiva de compra) e Clients (Compradores), identificado pela sigla SPC, objetivando o encantamento (atendimento das necessidades + adequação de utilidade + superação das expectativas).

Necessita saber trabalhar suas 5 variáveis controláveis, conhecidas como 4Ps + ECO, identificando pontos fortes e pontos fracos, em consonância com os seus 3 universos de atuação, que são variáveis monitoráveis, conhecidas como CPF, identificando oportunidades e ameaças. São elas:           

  1. Product, englobando todos os produtos e serviços, com ofertas de valor agregado; 
  2. Price, englobando itens de formação do Preço, incluindo, o custo de servir; 
  3. Place, englobando o local, a distribuição, e todos os processos, desde o pedido até a entrega; 
  4. Promotion, englobando todos os tipos e formas de comunicação e relacionamento; 
  5. Estrutura e Conjuntura Organizacional, envolvendo áreas: financeira, humana/competências, tecnológica, sistemas, processos, política, cultural, e histórica com o mercado.

1) Concorrentes (diretos, indiretos e substitutivos);

2) Percepção do mercado e dos Clientes, incluindo seus Suspects e Prospects;

3) Fatores ambientais (monitorando e analisando, constantemente, os cenários: econômico, social, político, geográfico, ambiental, cultural e tecnológico).

O Marketing também pode ser entendido através da formação da palavra na língua inglesa: Market (Mkt, significando mercado) + Ing (g, significando o gerúndio). Ou seja, traduzindo, ação exercida no mercado ou mercado em movimento, abreviado pela sigla: Mktg. Logo, o marketing nunca é…, ele sempre está! Pois, o que lhe caracteriza é o movimento constante! 

Concluindo, a ciência Marketing, deve ser trabalhada através de ações de ICM no SPC, considerando suas variáveis controláveis em seus universos de atuação, sempre com ética e responsabilidade social, objetivando sustentabilidade, no atendimento às demandas sociais! Porém, o que presenciamos em nosso país, é a busca incessante da Conquista, sem a preocupação com a Manutenção e Renovação. E, isso não é Marketing”! 

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