Matrícula online para unidades escolares da Prefeitura tem início nesta semana

Começa, nesta quarta-feira (9), matrícula para as unidades escolares de Educação Infantil (creche/EDI e Pré-Escola), Ensino Fundamental e Peja (Programa de Educação de Jovens e Adultos) da Prefeitura do Rio.

De acordo com o governo, os pais interessados em matricular seus filhos na rede municipal em 2017, ou em fazer transferência para outra escola, ou EDI, devem fazer a inscrição somente pela internet, no seguinte site: http://www.matricula.rio/. Os alunos que já estudam nas escolas, creches e EDIs da Prefeitura terão a matrícula renovada automaticamente e não necessitam acessar o campo virtual.

Já para os responsáveis não têm acesso à internet, o Município colocou à disposição 85 unidades da rede municipal e nove Naves do Conhecimento com conexão gratuita à internet e funcionários para auxiliar no preenchimento do formulário. O atendimento nas unidades escolares é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, enquanto que nas Naves é de terça a sábado, das 9h às 21h, e no domingo das 9h30 às 16h30. A relação dos locais com acesso gratuito à internet pode ser consultada ligando para o 1746 e também está disponível nas secretarias das unidades escolares.

A Secretaria Municipal de Educação (SMS) ressaltou que os pais devem ficar atentos aos prazos para as inscrições, que começam na quarta-feira, mas terminam em datas diferentes. Para as creches e EDIs, a matrícula vai até o dia 18 de novembro. Para as unidades de Pré-Escola, Ensino Fundamental e Peja as inscrições prosseguem até 6 de dezembro.

Os pais podem escolher de uma até cinco unidades para matricular seus filhos. Ao finalizar o preenchimento da ficha, é preciso que o responsável anote o número da inscrição, gerado pelo site, que servirá para verificar em qual escola ou EDI a matrícula vaga foi reservada. A verificação poderá ser feita nas seguintes datas: nos dias 23/11, 05/12 e 12/12 para os alunos de creche; nos dias 08/12 e 15/12 para os alunos de Pré-escola e nos dias 6 e 16 de janeiro de 2017 para os alunos de Ensino Fundamental e Peja.

A consulta ao resultado deverá ser feita no site nas datas indicadas. Em seguida, os responsáveis deverão comparecer à unidade escolar para confirmar a matrícula, levando os documentos que comprovem as informações fornecidas no momento da inscrição.

As crianças que estiverem fora da idade adequada para o ano escolar pretendido em 2017 passarão ainda por uma etapa de avaliação presencial antes de conhecerem o resultado, para que possam ser encaminhadas ao melhor atendimento.

A SMS também informou que as inscrições para novos alunos da Educação Especial para o ano letivo de 2017 terminaram na sexta-feira (4). No total, 1.141 alunos foram inscritos na rede municipal do Rio.

Períodos para matrícula 2017

Creche/EDI (6 meses até 3 anos e 11 meses) – 09/11 a 18/11

Pré-Escola (4 e 5 anos) – 09/11 a 06/12

Ensino Fundamental (6 a 16 anos) – 09/11 a 06/12

Peja (a partir de 17 anos) – 09/11 a 06/12

Deixe uma resposta