Ministros de Negócios Estrangeiros da UE discutirão futuro das relações com EUA

A convite da alta representante da União Europeia (UE) para Política Externa e Segurança, Federica Mogherini, os ministros dos Negócios Estrangeiros do bloco terão uma reunião, no próximo domingo (13), em um jantar informal em Bruxelas (Bélgica), para discutir os desdobramentos da vitória de Donald Trump à Presidência dos Estados Unidos.

O encontro vai ocorrer na véspera da reunião do Conselho de Ministros dos Negócios Estrangeiros da UE, que já estava prevista para segunda-feira (14). O Conselho dos Negócios Estrangeiros é responsável pela ação externa da UE, o que inclui a política externa, a defesa e a segurança, o comércio, a cooperação para o desenvolvimento e a ajuda humanitária.

Federica Mogherini manifestou-se em seu perfil no Twitter após o resultado das eleições americanas, dizendo que a União Europeia e os Estados Unidos vão manter a cooperação. “Os laços entre UE e EUA são mais fortes que qualquer mudança política. Vamos continuar a trabalhar em conjunto, redescobrindo a força da Europa”, escreveu.

Os presidentes do Conselho Europeu, Donald Tusk, e da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, também se manifestaram após a vitória de Trump, convidando-o para visitar a Europa “o mais cedo possível” e participar de cúpula entre UE e Estados Unidos. “Este encontro nos permitiria traçar o curso das nossas relações para os próximos quatro anos”, escreveram.

Agenda

Na agenda do Conselho de Negócios Estrangeiros constam os seguintes temas: a situação da Turquia; os últimos acontecimentos na Síria e na Líbia; e a implementação da Estratégia Global da UE, particularmente no domínio da segurança e defesa, com objetivo de definir prioridades de ação concretas.

Agência Brasil

Deixe uma resposta