Motivação profissional

Quem não faz parte da minha rede de relacionamento e nem foi meu aluno – só me conhece pela minha titulação, pelos meus cinco livros, facebook ou pelos vídeos no youtube – deve imaginar que adoro estudar e trabalhar. Infelizmente não sou assim.

Mas vindo de uma família com recursos limitados, oriundos de muito trabalho e esforço, logo descobri que seria necessário estudar mais do que os demais. Faculdade, uma especialização, outra, mestrado e a terceira especialização.

Trabalho? Por necessidade e não por prazer! Mas se tenho que fazer algo, faço bem feito! As premissas cultuadas por mim: chegar sempre adiantado, não sair antes do horário, cumprimentar as pessoas (em todos os níveis e não somente as que estão no meu nível ou acima hierarquicamente). Precisarei faltar? Coloco outro profissional e aviso meus clientes – ops, meus alunos – e meu coordenador. Aulas com conteúdo atualizado e que prendam a atenção da plateia também são pontos importantes e buscados sempre por mim.

Com isso, já fui várias vezes patrono, paraninfo e professor homenageado. Várias vezes também aplaudido de pé em cursos, pós-graduações e palestras.

Graças a essas ações, sempre sou convidado para ações na docência e em capacitações profissionais. No momento, escrevo esta coluna, em um avião indo a Maceió, para ministrar uma pós, sábado e domingo, das 8 às 18 horas. Comentei que não gosto de acordar cedo? Pois é, mesmo assim sabe como me sinto? Super feliz!!!

Meu calendário de trabalho já está reservado com várias pós e cursos. Algumas dessas ações estão contratadas para daqui a nove meses.

Ah, como seria se eu fosse motivado!


Prof. Tufic Derzi

Mestre em Psicopedagogia

Especialista em ADM e MKTG – Autor de 5 livros

Joias Nativas

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here