‘O Incansável Dom Quixote’ no Teatro Café Pequeno

Foto: João Julio Mello

Se você assistiu a “O Incansável Dom Quixote” nas suas duas primeiras passagens pelo Rio de Janeiro, em 2014 e 2015, muito provavelmente se surpreenderá caso queira conferir a nova temporada da comédia no Teatro Café Pequeno, no Leblon, que começa nessa quarta-feira (05), às 20h. Quem garante é Maksin Oliveira, protagonista do solo e responsável pela adaptação do clássico de 1605 do espanhol Miguel de Cervantes (1547-1616). Em entrevista ao RIO ENCENA, ele ressalta que o humor continua forte na peça, mas agora empregado de maneira diferente.

– Naquela época, o riso era sedutor. Tinha muita piada, o que chamamos de “tiro”, para o pessoal rir. Mas isso quebrava o fluxo da narrativa, que é mais importante do que piada. Agora, retemos mais o público. Tem quem chore de rir ainda, mas também quem chore de emoção. Hoje, o espetáculo é mais elaborado, profundo e bonito. Segue engraçado, só não reduzimos apenas a isso. No começo, era engraçado ridicularizar, mas pensamos como chegar à consternação pelo personagem, que grosseiramente falando, é um cara que quer mudar o mundo, enfrenta desafios, mas é visto como louco. Optamos por ficar mais tocante. Queremos que o riso traga reflexão – destaca Maksin, sem descartar futuras adaptações: – Acho que uma peça nunca fica pronta. Está sempre viva.

No palco, Maksin imprime seu olhar sobre o romance ao narrar as aventuras de Dom Quixote e interpretar não apenas o próprio cavaleiro andante, como também seu fiel escudeiro Sancho Pança; Dulcinéia, a bela por quem se encanta; e seu cavalo Rocinante, entre outros. Ao redor, apenas uma corda, que delimita seu espaço, além de uma mala, de onde saca instrumentos musicais como os mais conhecidos flauta, sino e sanfona; e os espanhóis cucharas (duas colheres) e txistu, uma espécie de flauta.

FICHA TÉCNICA

Texto: Maksin Olivera
Direção: Reynaldo Dutra
Elenco: Maksin Oliveira
Figurino: Leonam Thurler
Caracterização: Reynaldo Dutra
Cenário: Magnífica Trupe de Variedades
Iluminação: Pedro Struchiner
Operador de luz: Thiago Monte
Fotografias: João Julio Mello e Maíra Lins
Realização: Roda Produtiva

SERVIÇO:

Temporada: 05 de abril a 27 de abril – Quartas e Quintas, 20h
Local: Teatro Municipal Café Pequeno
Endereço: Av. Ataulfo de Paiva 269 – Leblon – Telefone: 21 2294-4480
Ingresso: R$ 40,00 / R$ 20,00 (meia)
Duração: 70 minutos
Classificação: 12 anos
Funcionamento da Bilheteria: Terça a sábado de 16h às 21h e domingo de 14h às 20h.
Não possui estacionamento.
Capacidade: 80 Lugares
Gênero: Comédia

 

Joias Nativas

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

*