O que tem por trás de um Carol Hungria sob medida?

 O vestido é sem dúvida a peça chave da festa de casamento. É o que a maioria das pessoas espera ver, e é o item que mais pensamos quando fantasiamos sobre o assunto. É por isso que ele mexe tanto com o psicológico e emocional das noivas. Todas querem ser a mais bonita, ter o vestido mais incrível e arrancar suspiros enquanto passam rumo ao altar. Mas você já se perguntou o que tem por trás de um modelo sob medida? Bom, no caso de um com minha assinatura, há muita conversa, experimentações e detalhes superbem pensados! São vários encontros até que a noiva leve o seu sonho para casa. Para detalhar um pouquinho mais, vou explicar cada etapa de construção em que ela participa. 
 
O primeiro atendimento
Nosso primeiro encontro sempre envolve muita conversa. Algumas chegam bem decididas, com certeza de cada detalhe de seu modelo, mas boa parte não têm (ou pelo menos acham que não) ideia do que quer. Tule? Renda? Bordado? Manga comprida? Volume? Mas está a minha cara? Mas vou surpreender? Mas vai funcionar? Quantas perguntas para se fazer! Por mais assustador que pareça, com uma boa hora de papo vou entendendo tudo o que cada uma espera de seu vestido. O horário da festa, o local, o formato, como a noiva se apresenta, como se porta, tudo isso me dá dicas sobre sua essência, sobre o seu estilo, sobre o shape em que vai se sentir melhor, sobre o tamanho do decote, sobre o volume da saia e o comprimento da manga, enfim, itens que vão compor esse modelo. 
Logo no primeiro momento gosto que elas vejam várias opções de rendas, tecidos, bordados e detalhes para que consigam visualizar perfeitamente o croqui, mesmo que depois façamos algumas mudanças no decorrer das provas.
 
A tela
Muitas noivas se assustam quando minhas assistentes dizem que logo no primeiro momento vou desenhar o vestido para elas. “Mas já?”, é o que algumas perguntam por insegurança de aquele não ser exatamente o modelo que elas pensaram ou sonharam para o seu grande dia. O que é preciso ter em mente é que um modelo sob medida nasce em etapas. Depois do desenho virão várias provas com informações que vão sendo adicionadas para elas irem digerindo aos poucos todos os detalhes. 
A primeira delas é a tela. Confeccionada em um tecido de algodão com o shape do croqui que desenhei, com ela vamos testar a modelagem do vestido no corpo e começar a visualizar um esboço do modelo para começarmos a determinar alguns detalhes. Se ela quer a saia mais ampla, o decote mais em cima… Enfim, é nesse momento que vamos decidir como será a “primeira camada” do vestido. 
 
Agora no tecido original
A primeira prova no tecido original eu chamo de primeira prova definitiva. Nela, o vestido já vem cortado com o shape que determinamos na primeira prova, e separadamente a blusa de tule (se houver), os florais de renda recortados, uma amostra do bordado e todos os outros detalhes que vão compor o vestido para serem montados no corpo da cliente, para que dessa forma ela consiga visualizar a posição da renda no decote, na barra, no corpo, como ela vai ser ajustada, em que sentido vai ficar a estampa, qual o volume de anágua ela quer para a saia, enfim, é nesse momento que determinamos como cada item vai seguir daí para frente. É aqui também que vamos medir o tamanho da bainha de acordo com o sapato para que a noiva caminhe confortavelmente, sem que o vestido pareça dobrar quando ela anda, mas também de tal forma que não mostre o sapato.
 
A segunda prova no tecido original
Para a segunda prova, os detalhes que pré determinamos na primeira prova são inteiramente incorporados ao vestido. A montagem de renda, o volume da anágua, um pouco mais de bordado, enfim, o vestido está inteiramente tomado forma para que possamos aprovar tudo o que foi feito, marcar os ajustes normais de medida e deixar o vestido quase inteiramente pronto para a prova seguinte. Testamos também o comprimento de bainha para que caso haja algum excesso, ela esteja perfeita na última prova! Parece simples, mas se a renda do barrado, por exemplo, estiver comprida demais aqui, é preciso desmontar toda a aplicação e refazer, por isso é tão importante que a noiva tenha seu sapato desde a primeira prova. 
 
A terceira prova no vestido original
A terceira prova acontece semanas antes do casamento e nesse momento o vestido é mostrado para a noiva quase inteiramente pronto. Nesse momento vamos apenas fazer os ajustes finais de medida, já que é normal ela perder peso nessa reta final, e deixá-lo pronto para o casamento. Aqui, os ajustes são precisos e minuciosos. Um floral de renda que precisa se integrar ao restante para um visual mais harmônico, mais brilho ou textura em alguma região caso precise, enfim, é aqui que garantimos que o vestido ficará com a sensação de que foi feito no corpo da cliente. Ele precisa estar impecável para o dia que ela levar! Ah, uma observação! Os kilinhos que todas as noivas gostam de se livrar devem ser programados para serem perdidos até aqui! Depois desse momento, o vestido é finalizado por isso não recomendamos ajustes de medidas! Também gosto que as noivas tentem conciliar essa data com os testes de cabelo e maquiagem para que possam se ver prontas e terem uma noção de como ficarão no dia do casamento!
 
A entrega
Geralmente a entrega acontece uma ou duas semanas antes do casamento, dependendo da ansiedade da noiva e de sua programação em relação aos preparativos. Algumas querem levar o vestido o mais próximo possível da data para ter certeza de que ele vestirá perfeito no grande dia, outras preferem levá-lo até quinze dias antes para ficarem mais tranquilas. Não há o mais recomendado, vai da programação dela para que tudo seja tranquilo. Chamamos esse nosso último encontro de “ensaio geral”, já que daremos todas as orientações em relação ao vestir, ao embutimento de cauda (sim, é preciso remover o excesso de saia para que a noiva fique mais confortável para a festa), vamos caminhar, sentar, e tirar muitas fotos para ter certeza de que o vestido está perfeito para ser levado! Esse dia é sempre de muita emoção porque a noiva se vê indo embora com a roupa mais importante da sua vida, pronta para casar! 
Joias Nativas

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

*