Orquestra e Coro Nova Sinfonia inicia temporada “Clássicos do Rock” no Rio

Foto: Luiz Matos

As guitarras dão lugar aos violinos. Os vocais rasgados cedem espaço para a harmonia de um coro. É com a paixão por um dos estilos musicais mais consagrados, porém, com uma nova leitura, que a Orquestra e Coro Nova Sinfonia inicia a temporada de concertos “Clássicos do Rock”. A apresentação de estreia acontece no próximo dia 24 de setembro, às 11h, no Teatro dos Grandes Atores, com entrada gratuita. A data da exibição é a mesma do encerramento do maior festival de música do país – o Rock in Rio -, e faz coro com a atmosfera que toma conta da cidade este mês.

Como de costume, a apresentação se repetirá no último domingo dos meses subsequentes: dias 29 de outubro e 26 de novembro. A ideia para o espetáculo com pegada rock´n´roll partiu dos próprios alunos das Escolas de Música e Cidadania que compõem a Orquestra e Coro Nova Sinfonia. O repertório traz a proposta de fazer um passeio pela história do estilo, indo de Elvis Presley a U2 e passando por ícones como Rolling Stones, Deep Purple, Journey, Cazuza, Legião Urbana e Guns n´ Roses.

“A linguagem musical de uma banda de rock é bem diferente da linguagem orquestral. Para este repertório, pensamos em adaptar o rock para uma linguagem mais clássica, o que origina algumas sonoridades diferentes. É claro que manteremos a linha principal das músicas para que elas não sejam descaracterizadas. Inclusive, teremos o acompanhamento de uma bateria na apresentação. Porém, iremos adicionar a essa linha principal as linhas independentes dos outros instrumentos, fazendo os contrapontos, as respostas melódicas. Isso complementará a base da música para que ela não fique apenas rítmica o tempo todo, criando um ambiente um pouco mais clássico”, explica o maestro da Orquestra e Coro Nova Sinfonia, Vitor Damiani.

Playing For Change Day

Quem ficou curioso e quiser curtir uma amostra do que será apresentado no dia 24 terá a oportunidade de assistir a um ensaio aberto da orquestra no dia 23, sábado, das 11h às 12h, em Vargem Grande. A iniciativa integrará a agenda de apresentações do Playing For Change Day, que acontece em todo o mundo nessa data. Recentemente, a Agência do Bem se tornou parceira da Fundação Playing For Change, que promove um movimento global de empoderamento e transformação social por meio da música (https://playingforchange.org/).

Orquestra e Coro Nova Sinfonia

Com passagem por renomadas salas de espetáculo e locais de interesse público, dentre eles, o L´Olympia Hall, em Paris, o Copacabana Palace, o Cristo Redentor e a Igreja da Candelária, o grupo é uma seleção de 42 alunos de destaque das Escolas de Música e Cidadania, projeto criado pela ONG Agência do Bem com o objetivo de desenvolver a cidadania entre crianças e adolescentes em comunidades de baixa renda.

“Acreditamos muito na importância de colocar essa garotada nos palcos – nos melhores palcos -, e com frequência. Todo artista se faz no contato com o público, se nutre dos aplausos. É vital para a formação deles. Sempre que possível, tentamos acompanhar a agenda de eventos e temas gerais da cidade e do mundo, por isso essa oportuna e inusitada conversa musical com o rock”, afirma o presidente da Agência do Bem, Alan Maia.

Serviço

Concerto de estreia “Clássicos do Rock”

Data: 24/09, domingo
Horário: 11h
Local: Teatro dos Grandes Atores
Endereço: Av. das Américas, 3.900 – Barra da Tijuca
Entrada gratuita

Ensaio aberto no Playing for Change Day
Data: 23/09, sábado
Horário: 11h
Local: Creche Cantinho Feliz II
Endereço: Rua Manhuaçu, Lote 52, Vargem Grande
Entrada gratuita

 

 

Joias Nativas

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

*