Parada do Orgulho LGBT em Copacabana terá esquema especial de trânsito

Foto: Divulgação

A Prefeitura do Rio montou esquema especial de trânsito para a 21ª Parada do Orgulho LGBT, que acontece neste domingo (11), em Copacabana, na Zona Sul do Rio. As alterações de tráfego serão feitas em etapas, começando às 6h de sábado (10). As mudanças serão mantidas até o final do evento, com a liberação das vias prevista para 22h do domingo.

O percurso da caminhada será pela Avenida Atlântica, pista da área de lazer, a partir do Posto 5, em direção ao Posto 2 (Praça do Lido). A concentração do público está prevista para 13h e o início do desfile está marcado para 16h, com término previsto para as 20h.

A operação de trânsito contará com agentes da Guarda Municipal e controladores de tráfego da CET-Rio, além de 40 orientadores de tráfego contratados pela organização do evento, que vão auxiliar os motoristas, garantir a fluidez da via e efetuar os bloqueios necessários. Além disso, painéis de mensagens variáveis informarão sobre a interdição da Avenida Atlântica e as condições do tráfego nas vias do entorno.

O Centro de Operações Rio (COR) fará o monitoramento de toda a área do evento com câmeras, implantando ajustes na programação dos semáforos com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito.

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), por sua vez, vai atuar com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais. Reboques da CET-Rio serão posicionados para desobstrução das vias em caso de quebra de algum ônibus ou outro veículo.

A prefeitura orienta os participantes a dar preferência ao transporte público coletivo (ônibus ou metrô) para se dirigir ao evento. Deve-se também respeitar os locais com proibição de estacionamento e atentar para os horários. Os motoristas devem, sempre que possível, evitar circular pelos bairros e vias onde ocorrerão os bloqueios, pocurando rotas alternativas para seus trajetos. Aos pedestres, a orientação é para que façam atravessem as ruas nos locais onde há semáforo. É fundamental que sejam respeitadas as orientações dos agentes de trânsito e também de toda sinalização implantada na área. 

PRINCIPAIS INTERDIÇÕES:

A Avenida Atlântica será interditada da seguinte forma:

Pista junto à praia, no trecho entre as ruas Francisco Otaviano e Miguel Lemos para a concentração de caminhões ornamentados, das 23h30 de sábado (10) até o término da Área de Lazer, com permissão de acesso apenas aos trios e caminhões que participarão do evento. Pista junto às edificações, no trecho entre a Rua Joaquim Nabuco e a Avenida Prado Jr, a partir das 15h de domingo, com permissão de acesso apenas para moradores.

A Área de Lazer da Avenida Atlântica, bem como a interdição da pista junto às edificações, se estenderão até o término do evento, desocupação pelo público e limpeza, com a liberação ao tráfego de veículos prevista para as 22h.

Os moradores que necessitarem chegar ou sair durante as interdições, deverão seguir as orientações dos agentes da CET-Rio e da Guarda Municipal.

PROIBIÇÃO DE ESTACIONAMENTO:

O estacionamento estará proibido nas seguintes vias:

Avenida Nossa Senhora de Copacabana, no trecho entre a Rua Francisco Sá e a Avenida Princesa Isabel, das 6h de sábado até 22h de domingo.

Rua Figueiredo de Magalhães (lado direito), considerando o sentido de circulação da via, no trecho entre a Avenida Atlântica e a edificação nº 108, das 21h de sábado às 22h de domingo.

Rua Rodolfo Dantas, toda extensão, em ambos os lados da via, inclusive nas baias, das 21h de sábado às 22h de domingo.

COMO CHEGAR:

Para acessar a área do evento, a CET-Rio recomenda a utilização de transporte público regulamentado, bicicleta ou o deslocamento a pé.

METRÔ: A área do evento é atendida pelas estações Cantagalo, Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde, devendo ser dada preferência para as duas primeiras.

ÔNIBUS DE LINHAS REGULARES: Diversas linhas passam pela área do evento, vindo de várias as regiões da cidade.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here