Passe Livre Universitário é cancelado durante as férias

Foto: Gabriela Santana/ Manchete Online

Estudantes foram surpreendidos ontem (20) com a suspensão do Passe Livre Universitário que dava o direito a quatro passagens diárias gratuitas em janeiro, período de férias. Ao entrarem em contato com a Central de Atendimento da Rio Ônibus, foram informados que o benefício estaria indisponível este mês. Mesmo assim, a medida angariou queixas, principalmente de alunos que ainda estão estudando por conta de greves anteriores, e que fazem atividades de pesquisa mesmo em janeiro.

O Passe Livre Universitário é oferecido a universitários de cursos presenciais beneficiados pelos programas do Governo Federal de cotas ou Programa Universidade para Todos, universitários de cursos presenciais com renda familiar per capita de até um salário mínimo, desde que residam e estudem no município do Rio.

Em nota, o vice-prefeito do Rio e secretário Municipal de Transportes, Fernando Mac Dowell, afirmou apenas que “isso é mais dos um absurdos que estão fazendo com os estudantes e com a cidade”.

A Rio Ônibus justificou que “o benefício de gratuidade é dado aos estudantes para apoio às atividades escolares durante o ano letivo. O PLU é suspenso durante o período de férias e volta a funcionar de acordo com o calendário de cada universidade”. E afirmou que “para reativar o cartão, o aluno deve verificar a data de início das aulas em sua universidade, e levar a documentação a uma loja RioCard que atenda os usuários de PLU. As escolas que estão com alunos em aulas devem fazer contato com a RioCard para a liberação do PLU”.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here