Polícia investiga aparecimento de diversos cães mortos em canal no Recreio

Foto: Divulgação

A Polícia Civil está realizando diligências para investigar o aparecimento de cães mortos no canal das Tachas, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio, no último dia 21. Após denúncias, uma equipe policial acompanhada de perito foram para o local. Bombeiros foram acionados para recolherem algumas carcaças para a margem e o Centro de Controle de Zoonose para recolher o máximo de carcaças possíveis e fazer exame necroscópico para diagnosticar a causa das mortes.

Foram realizadas buscas por câmeras e testemunhas, e foram obtidas informações que indicam que pode haver um criadouro de animais nas proximidades. O crime em apuração neste momento é de poluição por ter sido dada destinação inadequada aos corpos daqueles animais. Se houve maus tratos ou crueldade aos cães, isso será detectado pelos exames que serão feito pelo Instituto Jorge Vaitsman.

O delegado Roberto Gomes explica que pelo crime de Poluição a pena pode chegar até a quatro anos de reclusão e multa, e pelo crime de maus tratos aos animais até um ano de detenção, podendo a pena ser aumentada em um sexto se houve a morte do mesmo.

Ainda segundo o delegado, existem pesquisas dando conta que cerca de 60% dos animais mortos são jogados em terrenos baldios ou enterrados pelos próprios donos, muitas vezes no quintal de casa, sendo que 40% nas mais diversas situações, colocando em sacos de lixo na calçada ou caçamba, ou mesmo jogados na rua. 

As investigações para identificar o(s) autor(es) continuam e a unidade conta com o apoio de quem possa auxiliar com informações entre em contato através da Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) pelos telefones (21) 2334-8823 e 2334-8835 ou pelo chat cacpcerj.pcivil.rj.gov.br. Ou ligue para o disque-denúncia do linha verde nos telefones 2253-1177 ou 03002531177.

Joias Nativas

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

*