Polícia Militar divulga esquema de segurança para o Réveillon

Foto: Governo do Rio

A Polícia Militar inicia neste sábado (31), a partir das 8h, o esquema de policiamento para o Réveillon em todo o Estado do Rio de Janeiro. Ao todo, 10.694 policiais militares farão a segurança da população até as 8h do dia 1º de janeiro. Todos os batalhões da Capital, Baixada Fluminense, Região Metropolitana, interior e unidades do Comando de Policiamento Especializado (CPE) e do Comando de Operações Especiais (COE) estarão envolvidos.

Na Praia de Copacabana, 1.910 policiais com 64 viaturas vão garantir a segurança da festa. Deste total, 120 agentes estarão posicionados nas 30 torres de observação instaladas na orla, sendo 15 na areia e 15 no calçadão. Além das viaturas, o policiamento também será realizado a pé, com motos, com cães e a cavalo.

O Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) vai atuar, a partir das 18h, nos 29 pontos de bloqueio em apoio à CET-Rio. O Grupamento Especial Tático em Moto Patrulhamento (GETEM) realizará comboios nas ruas internas do bairro de Copacabana à noite.

O Grupamento Aeromóvel (GAM), equipado com câmeras, vai monitorar os principais pontos da cidade. As imagens serão transmitidas em tempo real para o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM), que ficará posicionado na altura da Rua Figueiredo de Magalhães com Avenida Atlântica. A Unidade de Controle de Distúrbios (UCD) também ficará junto ao CICCM.

Unidades especiais

O bairro de Botafogo e o Aterro do Flamengo vão receber apoio do Regimento de Polícia Montada (RPMont). Policiais do Batalhão de Policiamento em Grandes Eventos (BPGE) usarão uniformes de praia e vão atuar nas areias da orla de Copacabana durante a noite. O Batalhão de Ações com Cães (BAC) vai atuar na estação de metrô da Cardeal Arcoverde, principal acesso de chegada e saída da festa.

As Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs) serão reforçadas. O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) ficará de prontidão e pode ser acionado caso seja necessário.

Vias expressas

Além do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE), o Grupamento Tático de Ação Rápida (GTAR) vai patrulhar em apoio as linhas Amarela e Vermelha, a Transolímpica e a Avenida Brasil no período da noite e o Batalhão de Polícia de Choque dará apoio nestas vias durante o dia.

O Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) vai policiar todas as rodovias estaduais. Serão 460 policiais militares e 89 viaturas. O esquema conta com caminhões de apreensão de animais, motocicletas e um reboque para cobrir as regiões Serrana, dos Lagos, do Sul Fluminense, do Norte e do Noroeste.

A Operação Praia será reforçada entre os dias 31 de dezembro e 4 de janeiro com um efetivo de 450 homens.

A Polícia Militar recomenda para a população que chegue com antecedência aos locais de festa, priorizando o transporte público e redobrando a atenção com crianças, identificando-as. A PM também orienta a não utilizar recipientes de vidro e fogos de artifício.

 

Joias Nativas

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

*