Polícia reforça atendimento a turistas na orlas do Rio

Foto: André Gomes de Melo

A Secretaria de Segurança, em ação conjunta com as polícias Militar e Civil, vai reforçar o serviço de atendimento de turistas nacionais e estrangeiros para o verão que começa hoje (21), incluindo o período de férias e festas de fim de ano. O objetivo é disponibilizar recursos humanos e tecnológicos, aproximando os turistas nacionais e internacionais, ampliando os canais de segurança.

Os turistas podem recorrer a ferramentas online, como o aplicativo do serviço de emergência 190, o acesso pela web ao Guia de Segurança Pública em cinco idiomas, além de atendimento qualificado e bilíngue pelo Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas e pela Delegacia Especial de Apoio ao Turismo.

Operação Praia

A Operação Praia conta com um efetivo de aproximadamente 850 policiais de diferentes unidades. A ação tem a tecnologia como aliada: dois carros de Comando Móvel, que ficam baseados na praia do Arpoador e na Barra da Tijuca, dão suporte aos policiais militares. Os equipamentos têm sistema de captação de imagens com um raio de abrangência de dois quilômetros. As imagens são transmitidas pelo helicóptero do Grupamento Aeromóvel (GAM), em tempo real. A tecnologia tem agilizando o deslocamento de viaturas e policiais quando necessário.

Um dos pontos da Operação Praia é a abordagem a veículos, com atenção especial aos ônibus, ao longo do dia. A ação conta com a atuação do Batalhão de Policiamento em Grandes Eventos (BPGE) e com os batalhões de Áreas Turísticas e de Choque, além dos Grupamentos de Policiamento Transportado em Ônibus Urbanos e do Regimento de Polícia Montada. O efetivo patrulha desde o Flamengo, na Zona Sul, até o Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste.

Guia de Segurança Pública

Com base na experiência bem avaliada por turistas nos últimos grandes eventos, a Secretaria de Segurança elaborou um Guia de Segurança Pública com importantes orientações e informações úteis sobre o Rio. Disponível em cinco idiomas – Português, Inglês, Espanhol, Francês e Mandarim – o guia visa nortear o turista para que possa aproveitar o Rio. Basta baixar o arquivo no site www.rj.gov.br/web/seseg/principal.

 

Joias Nativas

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

*