Por volume e intensidade, Manoel dos Santos explica pré-temporada

Novo preparador físico do Fluminense se apresenta à torcida tricolor e fala de objetivos altos para 2017

Nesse primeiro momento, Manoel dos Santos explica a importância de readaptar os atletas ao esforço
Nesse primeiro momento, Manoel dos Santos explica a importância de readaptar os atletas ao esforço

Início de temporada é um período de muitas caras novas nos clubes. No Fluminense, além de jogadores, foi vez de apresentações também na comissão técnica. Uma delas é a de Manoel dos Santos, de 49 anos, que assume a preparação física do Tricolor para a temporada 2017. Experiente – tendo 25 anos de vivência no meio do futebol -, o profissional analisou os contatos inicial com parte do grupo tricolor que, neste primeiro momento, contou com a presença de 20 atletas.

De acordo com Manoel dos Santos, as avaliações individuais clínicas e fisiológicas são de suma importância para ditar o ritmo das atividades que virão pela frente nos quase 20 dias que o Fluminense terá de pré-temporada. Além disso, é fundamental criar desde o início um ambiente motivado por conquistas, pois de acordo com o novo responsável pela preparação física do Time de Guerreiros, time vencedor se forma com gana e vontade de buscar objetivos grandes.

– Do dia 4 ao dia 19 vamos trabalhar full-time, sempre em dois períodos. Primeiramente com esses 20 jogadores do primeiro grupo e depois com o elenco completo a partir do dia 9, quando o restante dos atletas se reapresentam. Teremos também jogos-treino visando à estreia do dia 24, contra o Criciúma, pela Copa da Primeira Liga. Nesse primeiro momento, é fundamental implantarmos nos treinos a importância desse período da pré-temporada, de dar volume e intensidade aos treinamentos para que na sequência dos jogos tenhamos um plantel pronto para buscar as vitórias – afirmou Manoel dos Santos, complementando:

– É importante fincar na cabeça do atleta desde a a apresentação nesse contato mais próximo diário, porque tenho certeza que o que nos leva às vitórias é esse pensamento de conquistas. Várias metodologias conseguem triunfar no futebol. Entretanto, desconheço alguma equipe que tenha triunfado sem a vontade de vencer. Então, essa busca pelo objetivo parte do individual para coletivo, construindo uma unidade e fortalecendo o Fluminense como um grupo.

Assim como normalmente acontece com os atletas, Manoel dos Santos se apresentou à torcida tricolor. Com passagens vitoriosas por clubes do exterior e do Brasil, o preparador físico atribui também à presença de Abel Braga um dos motivos por ter aceitado o desafio de vestir as três cores que traduzem tradição.

– Completo 50 anos de vida em 2017, sendo 25 deles de carreira. Acredito que venho trabalhar no Fluminense num ótimo momento, podendo fazer parte da comissão de um grande treinador como o Abel Braga. Ao longo da minha trajetória procurei contribuir sempre de alguma forma com as equipes que passei com conquistas. Tenho 16 títulos na bagagem e espero repetir esse sucesso aqui no Fluminense novamente – disse o novo preparador físico do Flu.

Pela primeira vez em sua história, o Fluminense realiza a pré-temporada dentro do seu Centro de Treinamentos. O CT Pedro Antonio Ribeiro da Silva segue em fase de finalização, mas já proporciona aos jogadores e profissionais uma estrutura de trabalho que, na opinião de Manoel dos Santos, em breve será a nível de excelência mundial.

– Quando tivermos a finalização das obras acredito que o Fluminense terá um dos grandes Centros de Treinamento do futebol mundial. Já tive a oportunidade de trabalhar fora do país – três anos no Japão, dois nos Emirados Árabes -, trabalhei por seis anos no Atlético-MG que possui uma grande estrutura. Então, olhando o Fluminense está projetando para o futuro em termos de estrutura muito breve será mundialmente conhecida – finalizou Manoel dos Santos.

(Site oficial do Fluminense)

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here