Procon autua AquaRio por descumprir Estatuto do Idoso

Foto: AquaRio/Divulgação

O Procon Estadual autuou o AquaRio por descumprimento do Estatuto do Idoso (Lei Federal 10.741, de 2003). Após uma denúncia de um consumidor, a autarquia constatou que o novo ponto turístico da cidade exige a idade mínima de 65 anos para conceder a meia entrada, quando o estatuto garante o benefício para quem tem a partir de 60 anos.

Segundo o órgão, o Artigo 51 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece que são nulas as cláusulas de contratos de prestação de serviços que sejam abusivas ou coloquem o consumidor em desvantagem. Na autuação, o Procon destaca ainda, que a Constituição Federal determina ser dever de todos zelar pelo amparo aos idosos, garantindo a sua participação na comunidade e defendendo a sua dignidade e o seu bem-estar.

 O AquaRio tem 15 dias úteis, contados a partir do recebimento da notificação, para apresentar a sua defesa. Caso o prazo não seja cumprido ou os argumentos não sejam aceitos pelo Setor Jurídico do Procon Estadual, os responsáveis pelo local serão multados. O valor máximo da multa, previsto pelo CDC, pode chegar à casa dos R$ 9 milhões.

Joias Nativas

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

*