Procon Carioca orienta sobre cuidados na compra de presentes infantis

Foto: Divulgação

O Procon Carioca divulgou na última sexta-feira (7), algumas dicas sobre a compra de brinquedos e os direitos do consumidor. O objetivo é orientar pais e responsáveis sobre os cuidados que se devem ter na hora de escolher e adquirir os presentes infantis, que serão distribuídos na próxima quarta-feira (12), data em que se comemora o Dia das Crianças.

De acordo com o Procon, todo brinquedo deve ter o selo do INMETRO, mesmo os importados. Essa é a garantia de que o produto é seguro, de qualidade e fabricado de acordo com as normas técnicas em vigor. Também é necessário verificar a faixa etária recomendada, as instruções para brincar, o número de peças. Muitas vezes, crianças com idades diferentes brincam juntas e os adultos precisam ficar atentos.

Menores de três anos não devem brincar com peças pequenas porque podem ser engolidas ou colocadas no nariz e ouvidos. Outro ponto de atenção dos adultos é com relação aos sacos plásticos, uma vez que podem ser colocados na cabeça e causar sufocamento. As embalagens não devem ter grampos, pregos ou parafusos.

Os brinquedos vendidos pelas ruas são outro ponto de alerta importante. Em geral, são mais baratos que os das lojas, mas não passaram por testes e podem representar riscos para a saúde e a segurança.

Uma dica do Procon para garantir o direito do consumidor é guardar sempre a nota fiscal e reparar se a embalagem está intacta. O prazo para troca de presentes defeituosos, como brinquedos e livros é de 90 dias. Se a compra for feita pela internet, por meio de catálogos ou por qualquer outro meio fora do estabelecimento comercial, o prazo é de sete dias para desistir sem apresentar motivos.

Os intens importados adquiridos no Brasil seguem as mesmas regras dos nacionais. Em caso de dúvida, reclamação ou denúncia, o consumidor deve ligar para a Central de Atendimento da Prefeitura, no telefone 1746, ou pelo site www.1746.rio.gov.br

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here