Procon monitora preços em sites e lojas na Black Friday

O Procon-RJ informou que já monitora desde outubro os preços em sites e lojas físicas para identificar eventuais ofertas enganosas no Black Friday. O dia dedicado para promoções será na próxima sexta-feira (25).

De acordo com o órgão, os valores estão sendo coletados para que possa ser feita uma comparação com as promoções que serão oferecidas na sexta-feira. Caso sejam encontradas irregularidades, as empresas serão autuadas.
 
Ainda segundo a autarquia, excepcionalmente no próximo dia 25, os consumidores que quiserem denunciar problemas relativos a ofertas da Black Friday poderão fazê-lo pelo Facebook ou pelo Twitter do Procon Estadual com a hashtag #proconrjnablackfriday.
 
O Órgão pede para que o consumidor anexe na denúncia documentos, como fotos ou imagens de páginas da internet que comprovem o problema. Caso o comprador prefira abrir uma reclamação formal, deverá usar o Procon Online (www.procononline.rj.gov.br) ou o aplicativo gratuito Meu Procon-RJ, para smartphones com Android ou iOS.
 
Confira 10 dicas do Procon-RJ para não entrar numa fria durante a Black Friday:
 
1 – Evite as tentações da compra por impulso: Tenha sempre em mente que você deve pesquisar o produto que você quer. Compare preços.
 
2 – É sempre bom verificar se a loja é de confiança: Confira, principalmente em compras pela internet, se a empresa fornece o CNPJ, o endereço físico e os meios de contato. Pesquise a reputação da empresa antes da compra.
 
3 – Nas compras pela internet ou por telefone, o consumidor tem um prazo de sete dias para se arrepender, cancelar a compra e receber o seu dinheiro de volta: Não precisa de motivo para não querer mais o produto. É um direito do consumidor, neste prazo, devolver o produto e ter o seu dinheiro de volta. Mas, lembre-se: esse prazo vale apenas para compras feitas fora de lojas físicas, como em sites ou por telefone.
 
4 – Em caso de erro por parte do fornecedor ou defeito do produto, o consumidor tem várias opções de ressarcimento: Depois da compra, caso haja algum erro na entrega, o produto venha com defeito, faltando peças ou esteja esgotado, o consumidor tem o direito de escolher entre o cumprimento da oferta, a troca por um produto equivalente ou a devolução do dinheiro.
 
5 – Acompanhe os preços dos produtos que deseja antes da Black Friday: Um auxílio para essa tarefa são os sites de comparação de preços, especialmente aqueles que oferecem um histórico do valor do produto. Guarde a pesquisa.
 
6 – O preço promocional não anula os direitos do consumidor: os direitos relativos a troca do produto com defeito, por exemplo, permanecem mesmo que ele esteja em promoção.
 
7 – As informações sobre preço, prazo e entrega devem estar em destaque: O consumidor tem de ter acesso a estas informações sem que seja necessário chamar um vendedor ou atendente da loja para obtê-las.
 
8 – O consumidor deve reclamar em caso de mudança na oferta ou qualquer dificuldade no ato da compra: Se o site estiver instável ou se o preço variar durante a compra, salve as informações e faça uma reclamação à empresa. A oferta deve ser cumprida de acordo com a divulgação.
 
9 – O consumidor pode escolher em que parte do dia vai receber em casa o produto comprado: No Estado do Rio, a lei garante ao consumidor o direito de escolher o turno (manhã, tarde ou noite) de entrega do produto.
 
10 – Salve ou imprima tudo que for relacionado à compra: O consumidor deve sempre guardar a oferta, o pedido, o comprovante de pagamento, o contrato e os anúncios publicitários relacionados ao produto que você adquiriu.

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